Dados do Trabalho


TÍTULO

MELANOMA METASTATICO PARA INTESTINO DELGADO -- RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O melanoma maligno (MM) frequentemente se dissemina para o trato gastrointestinal (TGI) e o intestino delgado é a localização mais comum. Os sinais e sintomas podem variar, desde assintomática, dor vaga e perda ponderal até sintomas de um abdome agudo, sendo a apresentação grave atípica. Assim, a contribuição de experiências se faz necessária para o manejo adequado.

RELATO DE CASO

Paciente masculino, 76 anos, com história de dor em fossa ilíaca esquerda (FIE) há 1 mês, associada a vômitos, diarreia e fezes escurecidas. Ao exame físico encontrava-se hipocorado, emagrecido, abdome flácido, indolor, com massa endurecida e aderida a planos profundos em FIE. Nos exames complementares evidenciada anemia hipocrômica microcítica, TC de abdome com formação expansiva em FIE com limites mal definidos e espessamento focal parietal de alças intestinais com realce ao contraste, medindo 8,2 x 6,0cm e com borramento da gordura adjacente; linfonodos peritoneais adjacentes aumentados em número e tamanho. Evoluiu com piora clínica sendo submetido a laparotomia exploradora de emergência. No intra-operatório evidenciado lesão expansiva em delgado, a 90 cm do ângulo de Treitz, com pequeno ponto de perfuração. Realizada enterectomia segmentar com entero-entero anastomose. Necessitou de duas reabordagens por evisceração total (5º e 9º PO de enterectomia) sendo na última, realizada sutura de perfuração jejunal e peritoniostomia. No 24º PO de enterectomia necessitou de nova reabordagem para síntese da parede com prótese. O anatomopatológico evidenciou MM necrótico, invadindo parede ileal e mesentério. A pesquisa pelo sítio primário evidenciou mácula em dorso de 10 cm de diâmetro, bordas irregulares e coloração variada. Após estadiamento confirmado MM estadio IV com acometimento de SNC, rim esquerdo e TGI. Avaliado pela Oncologia Clínica que considerou uma neoplasia de pouca resposta à QT e performance limítrofe, sendo optado por RT paliativa de SNC e Cuidados Paliativos.

DISCUSSÃO

Em comparação com outras neoplasias o melanoma possui maior tendência à disseminação e acomete, também, sítios incomuns, como TGI. Metástases de melanoma para o TGI estão presentes em mais de 25% dos pacientes na autópsia, mas em apenas 1-4% possuiu diagnóstico prévio. Apresenta-se frequentemente assintomático. Quando sintomático, pode apresentar dor abdominal crônica, sangramento oculto ou grave e perda ponderal. Atipicamente manifesta-se como quadro de emergência devido à obstrução, intussuscepções e, raramente, perfuração intestinal. Mesmo quando ressecado parcialmente, é associado a melhor sobrevida. O quadro relatado mostra-se compatível com os achados na literatura e os estudos para produção evidenciam como a inespecificidade dos sintomas na admissão pode atrasar o diagnóstico. A baixa incidência dos casos que evoluem para emergências cirúrgicas torna necessário o compartilhamento das evoluções e condutas para melhor domínio do cirurgião acerca do manejo da doença.

Área

INTESTINO DELGADO

Instituições

FMB - Unesp - São Paulo - Brasil

Autores

Marcela Dadamos Ferro, Pamela Cristina Bellaz do Amaral Campos Silva, Claudia Nishida Hasimoto, Fernando Da Silva Zambonini, Daniel Mendes Shiroma, Filipe Ferrao Costa, Rafael Cypriani, Paulo Eduardo Lucisano Bin