Dados do Trabalho


TÍTULO

ADENOCARCINOMA DE COLON COM FISTULA ENTERO-CUTANEA

INTRODUÇÃO

O câncer colorretal possui como principais sinais e sintomas perda ponderal de peso, anemia ferropriva, alteração do hábito intestinal, hematoquezia ou melena. Diagnosticado por triagem, exames investigativos de alguma queixa ou após obstrução intestinal em casos mais avançados. Além de obstrução, as neoplasias do cólon também podem causar perfuração direta do tumor através da parede do intestino e ate fistulizar para estruturas adjacentes ou para a parede abdominal. Este trabalho objetiva relatar o caso de paciente atendido no Hospital de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul com adenocarcinoma em cólon ascendente que evoluiu com obstrução intestinal e posterior fistulização cutânea, correlacionando os achados e conduta com dados da literatura.

RELATO DE CASO

T.P, masculino, 61 anos, após seis meses de investigação de perda de peso (37kg), dor abdominal, astenia, diarreia e vomito, foi diagnosticado na sua cidade de origem com adenocarcinoma de colon ascendente avançado. Após diagnostico, foi internado devido a sinais flogísticos na pele no flanco e dorso direito além de febre e parada do transito intestinal. Realizado ecografia abdominal que constatou coleção liquida que logo foi drenada, saindo liquido purulento e fezes. Em seguida, foi encaminhado para hospital referencia em oncologia na região central do Rio Grande do Sul. Foi realizada nova tomografia computadorizada abdominal com contraste, sendo descrito fistula da lesão do colon para parede dorsal com processo inflamatório regional. Foi feito laparotomia exploratória e uma anastomose ileo-cólon transverso, afim de cessar a passagem de conteúdo intestinal pelo cólon ascendente para possibilitar transito intestinal e a resolução da infecção. Paciente recebeu alta hospitalar temporária, com orientações para seguimento conservador momentâneo, objetivando alcançar melhora da infecção local, do estado nutricional para em breve ser submetido à nova cirurgia e retirada da lesão neoplásica.

DISCUSSÃO

No caso descrito, o adenocarcinoma seguiu um desfecho pouco usual. O diagnóstico em fase avançada resultou em uma obstrução intestinal, formação de um abcesso e uma fístula enterro-cutânea. O mau estado nutricional do paciente, com coleção localizada, sem instabilidade hemodinâmica, determinaram a escolha pelo tratamento cirúrgico em dois tempos. Foi realizada cirurgia eletiva, com desvio do transito intestinal através de anastomose íleo-cólon transverso e limpeza da porção ascendente do intestino grosso, com manutenção da fístula, a fim de possibilitar o seguimento da drenagem da coleção subfrenica. O paciente com boa evolução pós-operatória, recebeu alta hospitalar temporária afim de melhorar a nutrição e a infecção. Possui retorno com data já estabelecida para ressecção tumoral.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

DORIS MEDIANEIRA LAZARROTTO SWAROWSKY, BRUNA BOEIRA, INACIO SWAROWSKY, GUSTAVO LAZAROTO SWAROWSKY, BRUNA TOLFO OLIVEIRA, JULIANE JUNGES, ANA PAULA BOLZAN