Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

A Experiência de sucesso da Liga de Trauma e Emergência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

OBJETIVO

A Liga acadêmica de Trauma e Emergência (LTE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi fundada no início dos anos 2000, por iniciativa acadêmica e sob coordenação de professor da faculdade de medicina da UFRGS e com o principal propósito de propiciar aos graduandos interessados um maior contato com estas áreas do que o que é oferecido pela faculdade como parte do currículo.

MÉTODO

LTE é um projeto da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS com configuração de 24 membros ligantes e 8 membros diretores. As atividades realizadas pela LTE baseiam-se no tripé ensino, pesquisa e extensão.

RESULTADOS

Na questão do ensino, é seguido um cronograma teórico-prático com aulas quinzenais sobre temas de medicina de emergência e de cirurgia do trauma, as quais são ministradas por médicos que atuam nas áreas propostas; é exigida uma frequência mínima de 75%, condição para a emissão de certificado expedido pela faculdade. Como forma de avaliar o aprendizado dos ligantes e também de ter um retorno quanto aos assuntos específicos em que podemos melhorar a abordagem, compara-se um pré-teste (aplicado antes da primeira aula) com um pós-teste (aplicado no fim do ano letivo). Em pesquisa, os ligantes são estimulados a executar projetos de pesquisa na área e a apresentar trabalhos em eventos científicos. No que tange extensão, a liga oferece aos ligantes a oportunidade de, ao menos uma vez ao ano, participarem como manequins dos cursos “Advanced Trauma Life Support” ou “Pre Hospitalar Trauma Life Support” e do curso “Point-of-Care Ultrasound” (POCUS); além disso, em função de um convênio da LTE com um centro de simulação realística, os ligantes tem acesso a um curso POCUS e a um curso de acessos venosos guiados por ultrassom. Ademais, os membros realizam ao longo de todo o ano estágio em um hospital de pronto-atendimento, acompanhando o fluxo da sala vermelha da emergência e a equipe da cirurgia geral e do trauma. Para a comunidade acadêmica, são realizados os eventos: Simpósio Gaúcho de Emergência e Trauma, Minicurso de POCUS para graduandos e Curso de Sutura. Ainda na parte de extensão, a LTE organiza eventos com o propósito de aproximar a comunidade não-acadêmica do tema: Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar e o Curso de Primeiros Socorros, o qual vem sendo ministrado a professores da rede pública de ensino.

CONCLUSÕES

Considerando o retorno positivo dos participantes, que também é aferido de maneira objetiva através do pós-teste, a LTE acredita que suas atividades são fundamentais para aprimorar a formação profissional dos estudantes de medicina e para suprir eventuais lacunas do ensino curricular em Medicina de Emergência e em Trauma, bem como para levar o tema para fora da universidade, alcançando o público leigo.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

PIETRO WALTRICK BRUM, FILIPE ABTIBOL, ARTHUR SARDI MARTINS, ANDERSON ROBERTO MACHADO dos SANTOS, VANESSA CÉ BRESSAN, KAREN LIZ ARAÚJO SOUZA, LUIZ OTÁVIO CORSO, LUIZ ANTÔNIO NASI