Dados do Trabalho


TÍTULO

OBSTRUÇAO GASTRICA POR GOSSIPIBOMA INTRINSECO POS-COLECISTECTOMIA ABERTA: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Os gossipibomas referem-se à matriz que contém material têxtil e à reação tecidual formada ao redor deste corpo estranho. Os principais fatores associados envolvem as cirurgias de emergência, obesidade, hemorragia intraoperatória e mudanças inesperadas no ato cirúrgico. A apresentação clínica é variável e depende da localização e do tipo de reação inflamatória do hospedeiro, podendo existir formas agudas e crônicas, as primeiras tendem a desenvolver fístulas e abcessos cutâneos, caracterizando como uma reação exsudativa com sintomas mais exuberantes, como dor abdominal e peritonite, enquanto as segundas são reações inflamatórias assépticas crônica e fibrinosa no tecido circundante, resultando em uma massa encapsulada (granuloma) com sintomas inespecíficos. O diagnóstico é desafiador, estando os estudos de imagem, sobretudo a tomografia computadorizada (TC), aliados à confirmação da suspeita clínica. A incidência é de 1:1000 a 1:5000 laparotomias, além de ser subnotificado devido às implicações médico-legais envolvidas, tendo prognóstico variável com taxa de mortalidade de 11 a 35%. Por isso, medidas como revisão dos quadrantes abdominais e contagem de material ao final dos procedimentos cirúrgicos devem ser rigorosos.

RELATO DE CASO

Paciente, 45 anos, sexo feminino, obesa, com histórico de colecistectomia aberta prévia há quatro meses, procura atendimento médico em hospital de referência local com quadro clínico de dor abdominal difusa e vômitos recorrentes há um mês, além de perda ponderal no período. Traz consigo exame de endoscopia digestiva alta realizada há uma semana com laudo de esofagite de refluxo grau C, segundo a Classificação de Los Angeles, além de obstrução pilórica total por corpo estranho. À admissão, foi solicitado uma TC de abdome sem contraste, laudando material de densidade intermediária na topografia do antro gástrico e primeira porção duodenal mais moderada distensão líquida, sólida e gasosa do estômago a montante, PCR e exames de sangue de rotina para abdome agudo. Em seguida, foi submetida à drenagem de abscesso após lise das aderências do omento durante a dissecção da curvatura do cólon transverso, ressecção do antro gástrico e piloro com reconstrução em Y de Roux, além de colectomia transversa segmentar a oito cm da flexura hepática e anastomose primária com PDS 3-0, com colocação de dreno em coto duodenal.

DISCUSSÃO

Os gossipibomas são mais frequentes em pacientes obesos e cirurgia emergencial com recente aumento na sua incidência. Quando sua remoção ocorre no pós-operatório imediato a morbimortalidade é baixa, contudo se for mantido por um longo período, eleva-se o índice de complicações , como no caso descrito. As obstruções podem ocorrer por pseudotumor, aderência extrínseca ou obstrução intrínseca, como o descrito, sendo mais comum na válvula ileocecal e raramente no estômago. Por fim, a migração transmural, como a relatada, é rara e só ocorre decorridos vários anos, o que torna o caso peculiar.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Universidade Federal da Paraíba - Paraíba - Brasil

Autores

Hiago Dantas Medeiros , Laís Nóbrega Vieira, Eduardo Alfeu Peixoto Paredes, Marinna Karla Cunha Lima Viana, Ana Beatriz Batista Neves, Pedro Paulo Assunção Silva, Landsteiner Anjos Leite, Adriano Dias Trajano