Dados do Trabalho
TÍTULO
CIRURGIA BARIÁTRICA: BY-PASS GÁSTRICO EM Y DE ROUX E GASTRECTOMIA SLEEVE
OBJETIVO
Uma das formas de tratamento para obesidade é a cirurgia bariátrica, e segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica as cirurgias bariátricas, independentemente da técnica, estão indicadas, em relação à massa corpórea, para as pessoas com índice de massa corporal (IMC) >40 kg/m2,independentemente da presença de morbidades e IMC entre 35 e 40 kg/m2 na presença de morbidade. Assim, o objetivo deste trabalho é comparar duas técnicas utilizadas para redução bariátrica: bypass gástrico em y de roux (BGYR) e gastrectomia sleeve (GS) analisando seus benefícios e relação com morbidades relacionadas à obesidade.
MÉTODO
Foi feita uma revisão bibliográfica nas bases de dados PubMed, Scielo, utilizando os termos: cirurgia bariátrica, by-pass gástrico e gastrectomia sleeve.
RESULTADOS
A obesidade é uma doença crônica e multifatorial que vem aumentando nas últimas décadas, proporcionando um aumento de morbidades como hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus II (DM) e dislipidemias. Assim, comparando as técnicas cirúrgicas de bypas gástrico em y de roux e gastrectomia sleeve em relação à diminuição do IMC, as duas técnicas se mostraram efetivas, gerando uma redução significativa. Em relação às morbidades, a principal diferença é em relação à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), visto que as alterações estruturais causadas pela técnica de gastrectomia sleeve gera maior comprometimento dos mecanismos anti-refluxo o que pode induzir a DRGE. Assim, nesse aspecto a técnica de by-pass gástrico em y de roux apresenta maior vantagem. Ao comparar DM e HAS teve diminuição das duas nos dois procedimentos. Percebe-se também uma melhora significativa em relação à HAS, diminuindo sua incidência nesses pacientes. Porem, as taxas observou um menor uso de medicamentos anti-hipertensivos em pacientes que utilizaram a técnica de bypass gástrico.
CONCLUSÕES
Foram analisadas duas técnicas muito utilizadas atualmente, sendo a técnica de gastrectomia sleeve tecnicamente mais rápida e mais fácil de ser executada, porém esta é irrerverssivel. E a técnica de bypass gástrico que é a mais utilizada atualmente, gerando bons resultados. Ambas atingem seu objetivo principal que é a redução do IMC e de morbidades relacionadas a obesidade. A diferença principal entre as técnicas está em relação a DRGE, no qual a técnica de bypass gástrico apresenta maior vantagem.
Área
ESTÔMAGO E DUODENO
Instituições
Unievagélica - Goiás - Brasil
Autores
Yago José Fagundes Freitas, Letícia Ohana Carvalho, Amanda Fernandes Brito, Nathália Carvalho Moreira, Naiza Murielly Borges, Guilherme Nassif Corrêa, Bianca Rosa Rodrigues