Dados do Trabalho


TÍTULO

ATIVIDADE DE LIGA ACADEMICA DE CIRURGIA GERAL EM SERVIÇO DE EMERGENCIA DA REGIAO METROPOLITANA DE JOAO PESSOA - PB

OBJETIVO

Relatar a experiência no centro cirúrgico de acadêmicos de Medicina participantes de uma liga de cirurgia geral que atua em serviço de emergência alocado na região metropolitana de João Pessoa - PB, com referência para os quadros de abdome agudo. Cada vez mais, as ligas acadêmicas se destacam no auxílio da formação médica profissional, sobretudo pela redução dos campos práticos proporcionados pelas instituições de ensino, além de possibilitar maior contato com a especialidade médica almejada, desenvolver o raciocínio clínico, o trabalho em equipe e a interação com a comunidade, gerando uma construção de um sujeito ativo com potencial transformador da realidade vivenciada e da relação médico-paciente. Tal fato se deve a repetição da prática no campo desejado, vindo o estudante a angariar recursos a partir das suas próprias vivências com os casos clínicos vistos anteriormente na teoria.

MÉTODO

Trata-se de um relato de vivência descritivo e transversal. Os dados foram obtidos através do preenchimento de um formulário eletrônico disponibilizado na plataforma Google Forms durante o segundo semestre de 2018 pelos 12 acadêmicos de Medicina, de diferentes instituições de ensino do estado, integrantes da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral da Paraíba (LAC - PB). Os mesmos deveriam informar o tipo de cirurgia vivenciado durante o estágio, das 18 às 00h de segunda a sexta-feira, e qual sua participação: auxiliar, instrumentador ou observador.

RESULTADOS

Durante esse período de coleta de dados, foram realizados 47 procedimentos no centro cirúrgico do hospital do estágio da LAC - PB. Dentre esses, apenas 6,4% (n=3) não correspondiam a cirurgias da cavidade abdominal, e sim, toracocenteses. Em relação às demais, 61,7% (n=29) foram apendicectomias, sendo essas as mais realizadas no ambiente. 8,5% (n=4) das cirurgias corresponderam a colecistectomias, a segunda mais prevalente. Em terceiro lugar, na frequência de operações, ficaram as hernioplastias com 6,4% (n=3), sendo duas umbilicais e uma inguinal. Os demais procedimentos, 17% (n=8), acompanhados foram casos pontuais de: correção de vias biliares, cirurgia de Hartmann, drenagem de abscesso hepático e laparotomias exploratórias sem definição diagnóstica. No que diz respeito ao papel do ligante na cirurgia, 42,6% (n=20) atuaram como instrumentadores; 36,2% (n=17) como auxiliares e 21,2% (n=10) como observadores.

CONCLUSÕES

A partir desse estudo pautado nas vivências práticas dos ligantes no centro cirúrgico, revela-se a fundamental importância das ligas acadêmicas no papel do estudante de Medicina com maior vínculo ao ambiente profissional, compartilhando com os tutores discussões acerca dos casos clínicos apresentados. Ademais, há formação de certo grau de habilidade cirúrgica e de como se portar naquele ambiente, o que favorece a háptica desses pelo fato de estarem envolvidos em diversos momentos com a prática cirúrgica.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

Universidade Federal da Paraíba - Paraíba - Brasil

Autores

Hiago Dantas Medeiros, LAIS NOBREGA VIEIRA, EDUARDO ALFEU PEIXOTO PAREDES, MARINNA KARLA CUNHA LIMA VIANA, ANA BEATRIZ BATISTA NEVES, GLAUBER MELO ARAUJO, PEDRO PAULO ASSUNÇÃO SILVA, ADRIANO DIAS TRAJANO