Dados do Trabalho


TÍTULO

HERNIA DE AMYAND : RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Hérnia de Amyand é a presença de protrusão do apêndice vermiforme, no saco herniário inguinal. Seu primeiro relato foi feito por Claudius Amyand, que simultaneamente realizou a apendicectomia. É uma condição com baixa incidência, e apresenta uma prevalência entre 0,4% e 0,6% das hérnias inguinais. É mais frequente em homem após os 70 anos. Sua apresentação mais comum é como hérnia indireta. A apresentação típica de sintomas inclui abaulamento inguinal e sensibilidade nesta área, o que pode levar ao diagnóstico equivocado de hérnia encarcerada. O uso de exames de imagem pré-operatório é controverso, e o ultrassom e a tomografia seriam as opções de escolha. O tratamento inclui apendicectomia e reparo da hérnia. A apendicectomia deve ser realizada quando houver apendicite aguda, perfurada ou gangrenosa. O uso de tela para o reparo da hérnia deve ser ponderado e a literatura recomenda seu uso somente quando não há sinais de contaminação do sítio cirúrgico, pois esses fatores podem causar infecção da ferida operatória e recorrência da hérnia.

RELATO DE CASO

SDS, 47 anos, masculino, nega comorbidades ou cirurgia prévias .História de hérnia inguinal direita, oligossintomática, com dor a médios esforços. Foi admitido com quadro de dor intensa em região inguinal direita, iniciada há 4 dias, com protrusão não redutível de conteúdo herniário, associada a náusea e queda de estado geral. Ao exame físico foi levantado a hipótese de hérnia inguinal encarcerada e indicado cirurgia de urgência. No intraoperatório identificado anel inguinal externo alargado com abertura do canal e cordão espermático,identificado hérnia inguinal indireta, saco herniário, contendo ceco e apêndice com aderências inflamatórias e pequena quantidade de líquido inflamatório. Realizado ligadura do mesoapêndice e confecção de bolsa invaginante para interiorização de coto apendicular. Realizado hernioplastia. Paciente apresentou evolução clínica satisfatória , recebendo alta no segundo dia de pós operatório, ferida seca e limpa, paciente sem queixas.Encaminhado para acompanhamento ambulatorial. Anatomopatológico mostrou apêndice cecal com hiperplasia linfoide reacional.

DISCUSSÃO

A hérnia de Amyand é um diagnóstico de difícil suspeição pre operatória, sendo muitas vezes negligenciado. Fernando e Leelaratre, dividiram a patologia em três categorias, levando em consideração o estado do apêndice cecal encontrado no intra operatório ( a - normal; b - inflamado; c- perfurado), sendo indicado no primeiro caso hernioplastia com ou sem apendicectomia, e nos casos “b” e “c”, apendicectomia com herniorrafia. No caso acima citado paciente foi submetido a apendicectomia e hernioplastia, apresentando até o momento da ultima avaliação em consultório um boa evolução clinica. Por mais que seja uma patologia de baixa incidência, deve ser prontamente reconhecida pelo cirurgião geral, para que possa tomar a melhor decisão operatória.

Área

PAREDE ABDOMINAL

Instituições

SANTA CASA DE MISERICORDIA DE BARRETOS - São Paulo - Brasil

Autores

RODRIGO ALVES ABREU COIMBRA, LETICIA MARIA BARBOSA TUFI, EDUARDO TAKASHI GODA, OTAVIO DUTRA VIEIRA, BRUNA SOARES LEITE, GUILHERME GRICI HISATOMI, ANDRE LUIZ FERMINO