Dados do Trabalho
TÍTULO
MASTECTOMIA RADICAL APLICADA EM CARCINOMA DUCTAL “IN SITU” NO PACIENTE JOVEM DO SEXO MASCULINO: RELATO DE CASO CLINICO
INTRODUÇÃO
O câncer de mama é o segundo tipo de tumor maligno mais frequente na população mundial, é considerado raro no sexo masculino, com cerca de 1%. O diagnóstico apresenta um aumento da sua incidência com a idade, em torno dos 60 anos, ou seja, dez anos mais tarde do que a idade média prevista para as mulheres. Nos homens, os principais fatores de risco são: antecedente familiar, insuficiência hepática, tratamentos hormonais prolongados, ginecomastia, envelhecimento, além de apresentar receptores de estrogênio e progesterona positivos.
RELATO DE CASO
JAFS, 43 anos, masculino, natural de Campina Grande/PB, procedente de Caruaru/PE; com queixa de descarga sanguinolenta em mamilo direito de forma espontânea há dois anos, relata irmã com história de câncer de mama. No exame físico, inspeção das mamas simétricas, ausência de retrações, abaulamentos, edema e presença de ginecomastia discreta. Na palpação, sem nódulos, linfonodos palpáveis ou outras alterações. E na expressão papilar é visto descarga sanguinolenta à direita. Para investigação, o citopatológico resultou em amostra de células ductais atípicas, suspeitas de carcinoma. A mamografia relata na mama direita pequeno nódulo retroareolar, com lesão proliferativa, BIRADS 6. Na ultrassom uma diminuta lesão hipoecoica na região retroareolar superior direita, correspondente ao nódulo sólido. Após a biópsia incisional dos ductos mamários da mama acometida, o resultado histológico foi carcinoma ductal SOE in situ baixo grau nuclear, de padrões micropapilar, cribriforme e aderente, baixo grau nuclear, sem comedonecrose e com microcalcificações intraluminais e agrupadas. Sendo realizada a mastectomia radical modificada à direita segundo a técnica de Madden, com preservação dos músculos peitorais. No histológico observou mastite crônica e margens cirúrgicas livres de neoplasia. No intraoperatório realizou o exame do linfonodo sentinela sendo negativo. E no exame imunohistoquímico foi diagnosticado no setor direito carcinoma mamário revelando positividade para receptores de estrógeno e progesterona, com índice de proliferação celular em 7% das células neoplásicas.
DISCUSSÃO
O câncer de mama no homem é uma doença rara, na literatura a idade média descrita é de 68-71 anos, sendo difícil em jovens; uma porcentagem de 20% na história familiar de 1º grau como relatado pelo paciente; na classificação 75% são do tipo ductal invasivo e 8% in situ, divergindo do caso descrito. E sobre o receptor cerca de 75-92% dos pacientes apresentam positividade para estrogênio e 54-77% para progesterona, no relato, o paciente apresentou ambas positividades. O tratamento para a doença é a mastectomia e o de escolha é a radical modificada. Na literatura, 81,25% e 68,75% realizaram adjuvância de tratamento com quimioterapia e radioterapia, respectivamente; no paciente estudado foi feita pesquisa do linfonodo sentinela, durante a cirurgia, apresentando resultado negativo, dessa forma conclui-se que não há metástase, não necessitando de tratamento adjuvante.
Área
GINECOLOGIA
Instituições
FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - FAMENE - Paraíba - Brasil
Autores
NATÁLIA ANGELA NAVARRO LIMA DA COSTA, AMANDA MARIA GONÇALVES DE LUCENA, CARLA NAYARA MILHOMEM LEÃO MORAIS, LARA MONTEIRO COSTA ARAÚJO , SAMARA JÉSSICA NERI TORRES