Dados do Trabalho


TÍTULO

DIVERTICULITE AGUDA DE JEJUNO

INTRODUÇÃO

A diverticulose intestinal é mais comum no intestino grosso, mas pode estar presente em qualquer região do trato gastrointestinal. Divertículos localizados em intestino delgado são raros e, em geral, são encontrados acidentalmente. Divertículos jejunais são os mais raros do intestino delgado (18%) e ocorrem após a quinta década de vida com um pico de incidência entre os 60 e 70 anos. A principal complicação é a diverticulite jejunal cuja incidência varia de 2 a 6%, sendo muito mais comum nos divertículos colônicos.

RELATO DE CASO

MRG, 84 anos, feminino, deu entrada no Hospital de Urgências de Goiânia com dor abdominal difusa com 5 dias de evolução, náuseas, vômitos e febre. Realizada tomografia computadorizada de abdome mostrando múltiplos divertículos colônicos, moderado pneumoperitônio, volumosa quantidade de líquido livre na cavidade e distensão de alças de delgado sem pontos de obstrução. Indicada laparotomia exploradora, que evidenciou diverticulite aguda perfurada de jejuno a 40cm do Ângulo de Treitz com múltiplos divertículos em todo delgado e peritonite difusa, sem outros achados relevantes. Foi optado por enterectomia segmentar com enteroanastomose. Após o procedimento, a paciente seguiu em acompanhamento ambulatorial no serviço.

DISCUSSÃO

Divertículos jejunais são desordens raras descritas pela primeira vez por Baillie e Sommering em 1794. Sua incidência em autópsias varia entre 0.2 a 1.3% e são encontrados, segundo Liu et al., predominantemente em indivíduos do sexo masculino com idade média de 62.6 anos. São formados pela herniação da camada mucosa e submucosa da parede do intestino delgado como consequência de uma discinesia intestinal proveniente do plexo mioentérico o que gera incoordenações na musculatura lisa levando a um aumento de pressão em determinadas áreas. Causas como cirurgia prévia e enterolitos também estão descritas. O jejuno proximal é mais comumente comprometido em relação à sua porção distal e o íleo, devido ao diâmetro aumentado de seus vasos sanguíneos. Esses divertículos são frequentemente numerosos e localizados ao longo da borda mesentérica. Usualmente são assintomáticos sendo um achado acidental em estudos de imagem. As manifestações clínicas incluem dor abdominal, mudança do hábito intestinal e má absorção. Em caso de complicação para diverticulite, pode surgir dor abdominal, sensibilidade local aumentada e sinais de inflamação sistêmica. Irritação peritoneal pode estar presentem em metade dos pacientes. Perfuração intestinal, abcesso, fístula e sangramento intestinal compõem as possíveis complicações da diverticulite jejunal. Como visto, a diverticulite jejunal possui muitos aspectos que se sobrepõem a outras entidades causadoras de abdome agudo. Devido à sua raridade, dificilmente entra como diagnóstico diferencial dessas condições sendo muitas vezes diagnosticada apenas cirurgicamente ou em manifestações tardias decorrentes de alguma complicação.

Área

INTESTINO DELGADO

Instituições

HOSPITAL DE URGÊNCIAS DE GOIÂNIA - Goiás - Brasil

Autores

GABRIEL AMORIM BRITO, EDUARDO SILVESTRE VAZ COSTA, DÉBORA AMORIM BRITO, RÔMULO MENDES SILVA, LUCAS CORREIA ARCANJO, BRUNA MAIA AMORIM, PEDRO ANTÔNIO RODRIGUES SOUZA, ENIO CHAVES OLIVEIRA