Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE DAS NEFRECTOMIAS PARCIAIS REALIZADAS POR LESOES CISTICAS NO HOSPITAL DE CLINICAS DE PORTO ALEGRE

OBJETIVO

Estima-se que 50% dos adultos acima de 50 anos apresentam cistos renais. A menor parte dessas lesões são neoplásicas, o que levou à criação da classificação de Bosniak, para definir condutas frente a essas lesões. A categoria Bosniak III engloba cistos com potencial maligno indeterminado e comumente manejados com ressecção cirúrgica, embora o risco de malignidade seja em torno de 50%. Cistos Bosniak IV são lesões císticas fortemente suspeitas, onde o tratamento cirúrgico é mandatório. Os guidelines do AUA sugerem que lesões císticas (III ou IV) menores que 2-3 cm podem ser observadas, reservando cirurgia para lesões maiores. Assim, pretendemos apresentar a frequência de malignidade em lesões císticas operadas no serviço de urologia de um hospital escola, bem como a relação entre tamanho da lesão e o risco de malignidade.

MÉTODO

Estudo transversal para avaliar os resultados cirúrgicos e anatomopatológicos, dos pacientes submetidos a nefrectomias parciais no nosso serviço de janeiro de 2010 até março de 2017.

RESULTADOS

Das 247 nefrectomias parciais realizadas, 47 foram por lesões císticas; 18 foram classificadas como Bosniak III e 29, como Bosniak IV. Dos cistos renais Bosniak III, 44,4% e dos Bosniak IV, 100%, respectivamente, eram malignos. A média de tamanho das lesões Bosniak III benignas foi de 4,38 cm e a das malignas, de 4,04 cm (p = 0.684). Considerando a histologia dos 47 casos, as lesões de grau de Fuhrman I, II e III não apresentaram diferença estatisticamente significativa em relação a média de tamanho (p = 0,756).

CONCLUSÕES

A frequência de malignidade em cistos Bosniak IV foi de 100%, o que vai ao encontro da literatura, corroborando a conduta cirúrgica para esta situação. O tamanho das lesões císticas não foi fator preditivo de malignidade e agressividade na população amostrada, de modo que, apesar do n pequeno, este estudo sugere a necessidade de se avaliar outras características além do tamanho para determinar intervenção cirúrgica em cistos Bosniak III.

Área

UROLOGIA

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ARTUR DE OLIVEIRA PALUDO, PIETRO WALTRICK BRUM, PEDRO GLUSMAN KNIJNIK, EDUARDO TOSETTO CACHOEIRA, ANTÔNIO REBELLO HORTA GORGEN, RENAN DESIMON CABRAL, LUCAS MEDEIROS BURTTET, BRASIL SILVA NETO