Dados do Trabalho


TÍTULO

SÍNDROME DE RAPUNZEL: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O termo bezoar se destina a toda e qualquer formação encontrada pelo trato digestivo devido a ingestão das mais diversas substâncias, sendo os tricobezoares um dos mais comuns. Os tricobezoares são compostos de cabelos e pelos descritos desde o século 12 a.C. O tricobezoar gástrico, que tem uma “cauda” estendendo-se pelo intestino delgado, é raro e próprio da síndrome de Rapunzel, que foi descrita pela primeira vez por Vaughan e col., em 1968.

RELATO DE CASO

G.C.S, sexo feminino, 13 anos, admitida do Hospital Regional de Arapiraca / AL, com relato de disfagia para sólidos a cerca de 1 mês, associado a perda de peso e epigastralgia. Ao exame físico apresentava abdome doloroso e massa palpável em região epigástrica. Submetida a Tomografia de abdome que demonstrou lesão ocupando a cavidade gástrica medindo cerca de 9,9 x 6,4 x 4,5 cm, com densidade heterogênea, sugestiva de Bezoar. Paciente foi submetida a procedimento cirúrgico para retirada de corpo estranho.

DISCUSSÃO

Mais comum em mulheres abaixo dos 30 anos, 90% é encontrado em adolescentes crianças e estão diretamente relacionados ao comportamento alimentar, os tricobezoares, se iniciam após a ingestão de cabelos ou pelos e esses ficam retidos nas dobras da mucosa gástrica e partir vai se iniciar o entrelaçamento dos fios. Quando entrelaçados, esses começam a acumular resíduos alimentares em seu interior aumentando gradativamente o volume. O muco gástrico ainda adere a massa dando-lhe consistência e a degradação alimentar vai ser responsável pelo odor fétido encontrado. Esses achados sempre vão ser enegrecidos devido a degradação das proteínas dos pelos. Os achados clínicos são inespecíficos, a doença normalmente é insidiosa e gradual. Ao exame clinico, pode ser encontrada, em região epigástrica, massa palpável móvel e endurecida além de uma característica típica desses: a crepitação. A radiografia de abdome após a ingestão de bebidas carbonadas vem se mostrando superior a após a ingestão de bário quando se quer esclarecer a natureza do bezoar, porém a endoscopia digestiva alta é melhor parâmetro para diagnostico e definição da natureza dessa patologia. Muitos bezoares podem se resolver espontaneamente, podem estar envolvidos em uma série de complicações como a Síndrome de Rapunzel ou até mesmo a obstrução gastrointestinal. O tratamento deve ser conservador, podendo ser realizado até mesmo durante a endoscopia diagnostica, porém em casos de bezoares volumosos ou complicações a cirurgia deve ser realizada e a de escolha é a gastrostomia anterior. Porém ao final da intervenção deve ser realizado também o tratamento da desordem psíquica já que essas estão presentes em pelo menos 90% dos casos de bezoares.

Área

ESTÔMAGO E DUODENO

Instituições

Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho / AL - Alagoas - Brasil

Autores

Márcio Monteiro d'Avila Melo, Jhonat Thaylson da Silva, Marilia Rebecca Ferreira Rodrigues, Jose Roberto Cavalcante de Novais