Dados do Trabalho


TÍTULO

MODELO DE CAPACITAÇAO DE SUPORTE BASICO DE VIDA PARA PROFISSIONAIS DE SAUDE EM UM HOSPITAL GERAL DO ESTADO

OBJETIVO

Descrever o curso de capacitação em Suporte Básico de Vida (SBV) para profissionais de saúde, promovido pela Liga do Trauma (LT) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), uma vez que o evento de parada cardiorrespiratória (PCR) é extremamente frequente e demanda assistência precisa imediata, fazendo com que todos os profissionais que trabalham em Unidades Hospitalares necessitem de uma capacitação adequada.

MÉTODO

O curso de capacitação em SBV tem como público alvo os profissionais de saúde e administrativos do Hospital Geral do Estado (HGE), na Bahia, sendo realizado pelos ligantes da LT, com carga horária de 4 horas. Inicia-se com uma sensibilização frente à necessidade de capacitação e qualificação de uma Equipe treinada para obtenção de melhores resultados na assistência de uma PCR, realizada por um docente médico cirurgião do aparelho digestivo com formação emergencista em atendimento pré-hospitalar. Posteriormente, são expostos os conceitos do atendimento na PCR e a sequência primária de reanimação cardiopulmonar (RCP), enfatizando a importância da efetividade das ações iniciais. Após essa exposição dialogada, os participantes realizam oficinas de aplicação prática do conteúdo com cenários simulados, reconhecendo a PCR e a forma correta da realização das compressões torácicas, ações essas conduzidas pelos ligantes da LT. Durante essa etapa, utiliza-se bonecos de simulação realística em reanimação cardiopulmonar, desde neonatos até protótipos adultos, para que sejam trabalhadas as diferentes técnicas de acordo com a variação de faixa etária. Em seguida, participantes realizam um atendimento simulado completo em SBV e, ao término, os docentes realizam um debriefing sobre erros e acertos do atendimento. Por fim, os ligantes realizam um novo atendimento no padrão sistematizado e preconizado pela American Heart Association (AHA), visando demonstrar a forma totalmente adequada de suporte básico em um paciente pós PCR.

RESULTADOS

O modelo de curso de imersão em suporte básico de vida permitiu aos participantes uma imersão nas técnicas de RCP, visando minimizar o tempo de suporte de vida e desfibrilação precoce. Além disso, possibilitado pelas exposições dialogadas e momentos de simulação prática, os participantes construíram conhecimento de maneira ativa, aprimorando suas habilidades em ambiente controlado e representativo da vida real. O feedback ao término é caracterizado como um Curso relevante, formacional, atualizado e preparatório, após análise coerente por registro de discurso.

CONCLUSÕES

O curso de SBV da Liga do Trauma no HGE da Bahia representa um modelo de ensino teórico-prático para que profissionais de saúde aprimorem seus conhecimentos, habilidades e atitudes das técnicas para o reconhecimento imediato da PCR e realização de RCP precoce e efetiva. Ademais, permite que seja um espaço para troca de competências interprofissionais em saúde e, não obstante, para indivíduos de setores administrativos.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil

Autores

Giulianno Rodrigues de Britto, André Costa Meireles, Marcos Gabriel Bittencourtt Teixeira Leite, Fabiana Cerqueira Tararam, Danilo Dantas Cardoso Neiva Lemos, Mariana Wanderley de Araújo, Paloma Maria Moreira de Melo, Rinaldo Antunes Barros