Dados do Trabalho
TÍTULO
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DE PACIENTES COM COLEDOCOLITIASE SUBMETIDOS A TRATAMENTO CIRURGICO NO HOSPITAL DO ROCIO, CAMPO LARGO, PARANA
OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o perfil epidemiológico de pacientes com coledocolitíase submetidos a tratamento cirúrgico pela equipe de Cirurgia Geral em um hospital terciário de referência.
Objetivos secundários: Analisar os exames de imagem realizados para o diagnóstico, procedimento de escolha e tempo de internamento. Avaliar as características do colédoco de acordo com o procedimento realizado e as complicações decorrentes do procedimento executado. Fomentar novas ferramentas para a investigação da patologia na instituição.
MÉTODO
Trata-se de um estudo retrospectivo descritivo realizado através da revisão de prontuários do Hospital do Rocio, na cidade de Campo Largo – Paraná, para a coleta de dados de pacientes internados para o Serviço de Cirurgia Geral. A população do estudo foi composta por pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com diagnóstico de coledocolitíase submetidos a tratamento cirúrgico (BD e EVVBB), no período compreendido dezembro de 2015 e setembro 2018.Foram selecionados 85 pacientes a serem estudados.
A avaliação dos prontuários foi realizada mediante coleta de dados com as variáveis: sexo, idade, diâmetro do colédoco, exames de imagem utilizados para o diagnóstico, técnica cirúrgica executada, colecistectomia prévia, quantidade de cálculos no interior do colédoco, presença de quadro ictérico no internamento, presença de colelitíase associada, tempo de internamento, complicações pós-operatórias (fístula, infecção de sítio cirúrgico, óbitos nos primeiros 30 dias e outras complicações não relacionadas ao procedimento). Os procedimentos realizados foram: exploração de vias biliares e derivação biliodigestiva, juntamente com colecistectomia convencional nos pacientes com vesícula biliar.
Os dados foram organizados contendo frequências absolutas e médias.
RESULTADOS
Foram revisados 85 prontuários, sendo 38 pacientes (44,70%) do sexo masculino e 47 (55,30%) do sexo feminino.
A média etária foi de 55,23 anos, variando de 15 até 92 anos. Foram usados exames de imagem iniciais para triar os pacientes como USG e TC. Após suspeição forte para coledocolitíase, todos os pacientes foram submetidos à CRNM, não apenas para esclarecer a doença de base do paciente, mas também para auxiliar na estratégia cirurgica e escolha o procedimento a ser adotado (diâmetro do colédoco, números e tamanho dos cálculos). Dos pacientes avaliados, 15 casos (17,64%) eram colecistectomizados. Dos pacientes remanescentes, 55 (79%) apresentavam concomitantemente colelitíase e coledocolitíase, sugerindo migração do cálculo através do ducto cístico para o interior do colédoco.
CONCLUSÕES
Pela observação dos aspectos avaliados concluímos que o perfil de pacientes submetidos à cirurgia por coledocolitíase em nosso serviço são adultos acima da sétima década de vida, do sexo feminino. Os exames iniciais foram USG e CRNM para confirmação. O diâmetro do colédoco encontrava-se entre 7-15 milímetros com cálculos múltiplos.
Área
VIAS BILIARES E PÂNCREAS
Instituições
HOSPITAL DO ROCIO - Paraná - Brasil
Autores
GABRIEL KINAPE RIVABEM , GABRIELA BECKHAUSER JORGE, MARCELO JOSE RIVABEM, NABIL OMAR FILHO, JOSÉ ANDERSON FEITOZA