Dados do Trabalho
TÍTULO
SINDROME COLESTATICA OBSTRUTIVA ASSOCIADA A PERSISTENCIA DA ARTERIA DE BUHLER E PSEUDOANEURISMA
INTRODUÇÃO
A síndrome colestática corresponde ao fluxo deficiente de bile para o duodeno, podendo ter origem intra-hepática ou extra-hepática, a partir da obstrução dos principais ductos biliares fora do fígado ou ao nível do seu hilo. As causas desta obstrução são variadas, e dentre estas, uma origem muito incomum é a persistência da artéria de Buhler.
RELATO DE CASO
L.E.F, 60 anos, sexo masculino, natural, residente e procedente de Campina Grande, Paraíba, deu entrada no pronto-socorro com queda do estado geral, ictérico, com episódios de hemorragia digestiva alta e dor no andar superior do abdômen, sem outras queixas. Durante investigação etiológica, apresentou endoscopia normal e tomografia computadorizada do abdômen descrevendo lesão pseudo-aneurismática na topografia da cabeça do pâncreas, causando compressão do ducto colédoco, resultado em icterícia obstrutiva, secundária a pancreatite aguda alcoólica. Após a formação da coleção fluida peri-pancreática ocorreu digestão enzimática da parede da artéria. O pseudo-aneurisma em questão foi observado na artéria de Buhler, uma rara persistência embrionária. Diante do quadro obstrutivo, o paciente em questão apresentou quadro de colangite aguda.
Foi feita a embolização do aneurisma, complicando com retração cicatricial e estenose do colédoco terminal. Na tentativa de tratar as complicações, foram feitas duas ColangioPancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), ambas sem sucesso na alocação da prótese. Dessa forma, foi necessário o tratamento definitivo com derivação bilio-digestiva em Y de Roux.
O paciente evoluiu sem complicações no pós operatório, obtendo alta hospitalar no 7º dia de internação no serviço.
DISCUSSÃO
Síndromes colestáticas são frequentes na prática médica, porém o caso em questão possui uma incomum causa da síndrome: a persistência da artéria embrionária de Buhler.
Área
VIAS BILIARES E PÂNCREAS
Instituições
Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande - Paraíba - Brasil
Autores
Karolyne Ernesto Luiz Nobre, Jhony Wellys Bezerra Costa, Pedro Luiz do Nascimento Júnior, Luíza Natielly Tavares Avelino, Jéssica Yanka Tabosa de Vasconcelos, Antônio Henriques de França Neto, Marcos André Silva Diniz, Eduardo Pachú Raia dos Santos