Dados do Trabalho


TÍTULO

SINDROME DO INTESTINO CURTO

INTRODUÇÃO

A Síndrome do Intestino Curto (SIC) é definida pela incapacidade de manter a homeostase nutricional e/ou hidroeletrolítica, decorrente de uma inadequação da digestão e absorção intestinal. A etiologia é multifatorial, compreende todas as faixas etárias e está associada a uma morbimortalidade significante, redução da qualidade de vida e altos custos para a saúde pública.

RELATO DE CASO

RMSS, 42 anos, feminino, com história de fibrilação atrial de baixa resposta e uso de anticoncepcional oral, deu entrada no Hospital de Urgências de Goiânia com quadro de dor abdominal intensa há 5 dias associada à vômitos e parada de eliminação de gases e fezes. Abdome distendido, doloroso à palpação profunda com sinais de peritonite. Solicitada Tomografia Computadorizada de Abdome que evidenciou distensão de alças de delgado com pneumatose de alças e área sugestiva de suboclusão da artéria mesentérica superior. Submetida à laparotomia exploradora com visualização de secreção seropurulenta de odor fétido; isquemia com áreas de necrose comprometendo praticamente todo o intestino delgado, com áreas indeterminadas de perfusão sanguínea cerca de 10 cm do ângulo de Treitz e 10 cm da válvula ileocecal. Realizada enterectomia extensa com fechamento de cotos proximal e distal com fita cardíaca para second-look em 48 horas. Reabordagem no tempo previsto evidenciando jejuno proximal com 6cm após o ângulo de Treitz, edemaciado, com viabilidade e íleo terminal de 11cm com boa perfusão, sem outros pontos de isquemia. Realizado debridamento de bordas das alças, com anastomose jejuno-ileal em plano único com Prolene 3-0, restando alça alimentar de 15 cm pós Treitz. Paciente permaneceu internada por 35 dias, em uso de nutrição parenteral total por 25 dias, apresentou boa aceitação da dieta via oral obstipante, em uso de nutrientes oligoméricos de alta absorção, aminoácidos essenciais, Loperamida 12 cp/dia e carbonato de cálcio, tendo em média 3-5 evacuações diárias, cerca de 30 min após se alimentar. Recebeu alta com Loperamida 2 cp 12/12h, Varfarina 5 mg 1 cp ao dia e orientações dietéticas. Paciente mantém acompanhamento ambulatorial no serviço, sem intercorrências do ponto de vista abdominal ou distúrbios hidroeletrolíticos.

DISCUSSÃO

A SIC pode resultar de uma doença congênita ou adquirida que necessita de ressecção intestinal extensa, porém apenas 15% dos adultos que passam pela ressecção intestinal irão desenvolver a doença. Uma definição funcional é necessária devido a extensa variação no comprimento do intestino delgado em adultos (300 a 800 cm) e devido à capacidade variável do intestino em compensar pela perda de parte do órgão. As manifestações incluem diarréia volumosa, hipovolemia, hiponatremia e hipocalemia. Várias intervenções, incluindo nutrição parenteral, cirurgias de reabilitação intestinal, orientações dietéticas e suplementação nutricional são consideradas medidas de tratamento e promovem aumento significativo da sobrevida do paciente.

Área

INTESTINO DELGADO

Instituições

HOSPITAL DE URGÊNCIAS DE GOIÂNIA - Goiás - Brasil

Autores

GABRIEL AMORIM BRITO, BEATRIZ FERREIRA BUENO, MARCCUS ANTÔNIO TOLENTINO JESUS, AMANDA VANESSA DEMARCHI, TIAGO GUSMÃO PIMENTEL, PEDRO DUCATTI OLIVEIRA SILVA, CEZAR ALVES MACHADO, RANIERE RODRIGUES ISAAC