Dados do Trabalho
TÍTULO
HERNIA DE BOCHDALEK NO ADULTO: UM RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
Hérnia de Bochdaleck é uma patologia congênita que representa um dos defeitos congênitos torácicos mais comuns e, geralmente, é diagnosticada ainda intra útero. Normalmente, o diagnóstico no adulto ocorre incidentalmente por exames de imagem ou devido a sintomatologia secundária à herniação das vísceras para o tórax. Dadas as potenciais complicações de apresentação tardia (encarceramento, estrangulamento de vísceras herniadas e até morte súbita), preconiza-se o tratamento cirúrgico logo que possível.
RELATO DE CASO
Paciente do sexo masculino, 43 anos, branco, casado, técnico de enfermagem, natural e procedente de Juazeiro do Norte, foi admitido no dia 19/06/2013 no serviço de cirurgia do Hospital Regional do Cariri-HRC, com quadro de dispneia aos médios esforços e dor em região escapular esquerda há 4 meses, com início insidioso. Na tomografia de tórax, evidenciou falha pleuroperitoneal à esquerda, em seu aspecto posterior, cujo hiato media 5,1 cm com protusão de gordura mesentérica; segmento intestinal colônico e polo superior renal para a cavidade do hemitórax esquerdo, cujo saco herniário apresentava as seguintes dimensões 16,0 x 14,6 x 14,4 cm, com retração de estruturas vasculo-bronquicas e atelectasia subsegmentar esquerda, elucidando volumosa hérnia diafragmática em hemitorax esquerdo, compatível com diagnóstico de hérnia de Bochdalek. O paciente então foi submetido à correção cirúrgica antero lateral esquerda no sexto espaço intercostal. Realizou-se isolamento do saco herniário com liberação de aderências, ressecção do anel herniário, redução da hérnia diafragmática e herniorrafia com colocação de tela de reforço. No décimo dia de pós-operatório, o paciente se apresentava sem queixas e o dreno foi removido, com consequente alta. Após 22 dias de pós-operatório, paciente retorna ao serviço para consulta ambulatorial, com exame físico sem alterações. Negava dispneia ou qualquer desconforto torácico, recebendo alta da cirurgia.
DISCUSSÃO
Condição rara em adultos, a hérnia de Bochdalek deve ser suspeitada em pacientes que apresentam sintomas respiratórios ou gastrointestinais refratários aos tratamentos convencionais. Possui quadro clinico semelhante a outras patologias, sendo por vezes confundida com enfermidades, tais como eventração diafragmática. O diagnóstico não invasivo é possível por meio dos exames de imagem, sendo a videolaparoscopia considerada o método mais preciso.
Área
CIRURGIA TORÁCICA
Instituições
FACULDADE DE MEDICINA ESTÁCIO DE JUAZEIRO DO NORTE FMJ - Ceará - Brasil
Autores
ÍTALO SILVA CRUZ, Moisés Ederlanio Tavares Araújo, Cicera Yolanda Santos Araújo, Carolina Anunciação Patricio Santos, Larissa Moreira Torres, Ana Mayara Miranda, Alexandre Santos Lima