Dados do Trabalho


TÍTULO

DISPOSITIVO LACEMA PARA CANTOPLASTIA UNGUEAL: MODELO EXPERIMENTAL

OBJETIVO

Apresentar, aos acadêmicos de medicina, um dispositivo experimental prático e viável a partir de um modelo sintético que busca simular as condições anatômicas da pele, unha e secreções encontradas pelo profissional de saúde.
Treinar o procedimento de cantoplastia ungueal simples com a técnica correta antes de realizá-lo em humanos.

MÉTODO

Para o desenvolvimento do dispositivo, foram utilizados massa de modelar, papel cartão e unha postiça para simular hálux e unha, respectivamente, unidos entre si por cola “super bonder” e fixados em tábua de madeira de 25 x 15cm. Para iniciar o procedimento, foram tomadas as medidas de assepsia, com calçamento das luvas e óculos de proteção. Em seguida, realizou-se a antissepsia com PVPI e colocação de campo cirúrgico. A anestesia é realizada com o auxílio de uma agulha hipodérmica por técnica de bloqueio de campo regional, introduzindo-se lidocaína sem vasoconstritor no subcutâneo ao redor da unha, na face dorsal, uma vez. Logo após, com uma tentacânula fez-se o descolamento da matriz ungueal. Com o auxílio de um tesoura Íris, a extremidade excessiva de unha foi seccionada. Em seguida, com a pinça Halsted, pegou-se a parte seccionada da unha, garantindo-se que a matriz esteja presa, e retirou-se com movimentos de rotação da pinça para descolar a unha totalmente e a fenolização da área manipulada. Por fim, foi feita a aplicação de pomada e feito o curativo com gazes estéreis e esparadrapos. Todo o procedimento e elaboração do dispositivo prático foram realizados no Laboratório de Cirurgia Experimental do Maranhão – LACEMA.

RESULTADOS

O dispositivo experimental foi apresentado aos membros da Liga Acadêmica de Cirurgia Experimental do Maranhão – UFMA, que realizaram todo os passos do procedimento, como descrito e mostra-se eficiente para treinamento de graduandos em medicina, uma vez que possibilita reproduzir todas as etapas do procedimento para cantoplastia ungueal simples com materiais de baixo custo e de fácil aquisição.

CONCLUSÕES

O modelo prático possibilita o aprendizado de tal procedimento e a capacitação profissional na atenção básica, uma vez que o procedimento é muito realizado nesse nível, de forma a diminuir a demanda em outros níveis de saúde. Além disso, vale ressaltar que os materiais utilizados para confecção do modelo são de baixo custo e de fácil aquisição, o que permite a sua vasta reprodutibilidade em diversas condições e em grande quantidade, garantindo a montagem de modelos individuais para prática de cada aluno.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - Maranhão - Brasil

Autores

LAURA SALES CARVALHO LIMA, ALEXANDRA DE OLIVEIRA DO CARMO, RICARDO HENRIQUE VIANA DOS SANTOS