Dados do Trabalho


TÍTULO

DUPLO RETALHO DE LIMBERG PARA FECHAMENTO DE GRANDE AREA DE MENINGOMIELOCELE EM RECEM-NASCIDO

INTRODUÇÃO

A meningomielocele é um defeito da medula espinhal, da coluna vertebral e da pele sobre essa área, resultando em um defeito no fechamento da porção posterior do tubo neural durante a quarta semana de gestação. Dentre os defeitos espinhais congênitos, a meningomielocele é o mais comum. Sua etiologia é multifatorial com participação de fatores genéticos e ambientais que afetam o metabolismo do ácido fólico, mas ainda não está totalmente esclarecida. Em três quartos dos casos, a região lombossacral é afetada e está associada a déficit motor e sensitivo dos membros inferiores, do reto e da bexiga. O fechamento precoce, idealmente nas primeiras 24 horas após o nascimento, do defeito é mandatório, com o objetivo de reduzir as infecções agudas da pele relacionadas ao sistema nervoso central, preservar todo o tecido nervoso viável e reconstituir anatomicamente a área. Nos pacientes não tratados, o índice de mortalidade encontrado é de 65% a 75%, nas primeiras seis semanas de vida.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, com 6 horas de vida, portador de meningomielocele rota congênita diagnosticada durante exame pré-natal de ultrassonografia. Apresentava comprometimento motor e sensitivo de membros inferiores. Em seguida ao nascimento, foi submetido a procedimento neurocirúrgico para fechamento do canal medular. Logo após a conclusão da cirurgia, iniciou-se nova intervenção pela equipe de cirurgia plástica, agora, para fechamento da área cruenta sacrococcígea. Foi realizada confecção de duplo retalho de Limberg, randomizado, dermogorduroso em região lombossacral por combinação de rotação e avançamento bilateral. O retalho no pós-operatório imediato apresentou boa perfusão, com reperfusão imediata após a compressão, sem alteração da coloração (cianose ou palidez).

DISCUSSÃO

O retalho de Limberg não disseca os músculos do dorso, como fazem os retalhos músculo-cutâneos; portanto, a manutenção da postura no pós-operatório é mais facilmente atingida. Além disso, a musculatura preservada facilita o esvaziamento da bexiga com manobra de Valsalva. O retalho apresenta, ainda, aporte sanguíneo randômico e seguro e não requer uma camada de suporte entre a dura e a pele. O uso do duplo retalho de Limberg para fechamento de defeitos grandes de meningomielocele apresentou-se como alternativa viável, com baixo índice de complicações, técnica segura de realização, resultado estético harmônico e bom resultado funcional, não requerendo enxertos cutâneos para cobertura da área doadora dos retalhos.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)

Instituições

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Júlia Lubaczwski dos Santos, Lucas Pastori Steffen, Leonardo Oliveira da Silva, Maria Jiulia Mariano Sanquite Hoffmann, Charlane Vasconcelos