Dados do Trabalho
TÍTULO
SENSIBILIDADE E ESPECIFICIDADE DAS PAAF’S REALIZADAS NO HRAN/SES DE PACIENTES SUBMETIDOS A TIREOIDECTOMIA
OBJETIVO
Introdução: O câncer de tireoide é a neoplasia maligna mais comum do sistema endócrino. Sendo assim, é de suma importância que o método diagnóstico para o câncer de tireóide seja seguro para que os pacientes sejam tratados o mais precoce possível. O objetivo do estudo é identificar a sensibilidade e a especificidade para detectar o câncer de tireoide nas PAAF’s realizadas no HRAN/SES de pacientes submetidos à tireoidectomia.
MÉTODO
Estudo observacional analítico, em que foram analisados prontuários dos pacientes submetidos à PAAF no HRAN, de fevereiro de 2015 a abril de 2017. Os dados foram analisados no pacote estatístico SPSS programa SPSS, de forma descritiva e pela Curva de ROC, com nível de significância valor p<0,05. Aprovado pelo CEP.
RESULTADOS
A sensibilidade e especificidade das PAAFs foram de 87,5% e 88,9% - respectivamente (p<0,001). A maioria dos pacientes apresentava-se com idades ≥ 60 anos (30,6%), era do sexo feminino (94,4%) e foi submetida à tireoidectomia total (61,1%). A maior parte das amostras citopatológicas foi classificada como Bethesda II (25%), seguidas pela classe V (22,2%) e 2 amostras foram classificadas como insatisfatórias (5,6%). Na análise histopatológica, 15 tiveram diagnóstico de carcinoma papilífero (41,7%) seguido do bócio (36,1%). Nenhuma das citologias classificadas como I e II tiveram à histologia suspeição de malignidade. Dentre a classe III, 28% eram, de fato, lesões malignas. A partir da classificação citológica IV, já existe a gradativa suspeição de doença maligna – o que foi de fato acompanhado pelo resultado das histologias (50% malignas para esta classe e 100% dos casos malignas para as classes V e VI). A PAAF mostrou uma acurácia de 88,2%
CONCLUSÕES
O resultado vai ao encontro dos dados preexistentes na literatura, embora o número da amostragem seja pequeno. Por isso, até que um método mais sensível e específico para diagnóstico e orientação da conduta de nódulos tireoidianos seja descrito, a PAAF de tireoide continua sendo o padrão ouro para o definido fim.
Área
CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO
Instituições
HRAN - Distrito Federal - Brasil
Autores
Mariana Fiori, Wendel dos Santos Furtado, Victor Mateus Xavier de Santana, Adriana Araujo do Nascimento, André Luiz de Aquino Carvalho, Diogo Batista Gomes, João Lucas Farias do Nascimento Rocha, Savio Arlindo Coelho Barbosa