Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOME AGUDO POR DIVERTICULO JEJUNAL

INTRODUÇÃO

Divertículos do intestino delgado geralmente são assintomáticos e sua descoberta é acidental ou com o surgimento de complicações. São mais freqüentes no duodeno.
Os pacientes são principalmente acometidos a partir da sétima década de vida.
Em razão da sua raridade e por conta de sinais clínicos vagos e inespecíficos, o diagnóstico é difícil e tardio, sendo a cirurgia muitas vezes indicada por peritonite, após complicação do quadro, sem diagnostico definido.
Neste relato de caso será abordado um caso de diverticulite jejunal bloqueado, além de ser um caso raro, tem-se a intenção de demonstrar a importância da inclusão desta patologia nos diagnósticos diferenciais de abdome agudo.

RELATO DE CASO

Paciente T.R.P., sexo feminino, 86 anos, deu entrada o pronto atendimento com dor abdominal difusa há 4 dias, paciente taquicárdica e febril. Ao exame físico: ruídos hidroaéreos diminuídos globalmente, dor abdominal difusa a palpação, descompressão brusca negativa, Murphy negativo. Antecedentes pessoais de hipertensão e diabetes mellitus tipo II.
Foi solicitada tomografia computadorizada pela equipe médica do pronto atendimento. Tomografia foi realizada com injeção de meio de contraste, evidenciando espessamento de alça de delgado, com densificação da gordura mesentérica adjacente.
Diante do quadro clínico e exames laboratoriais e de imagem, foi realizado o diagnostico de abdome agudo, e optado por abordagem cirúrgica, laparotomia exploradora.
No intra-operatório foi identificado um plastrão bloqueando um divertículo na borda mesentérica a 10 cm do ângulo de Treitz no jejuno, o divertículo apresentava sinais inflamatórios com porções de necrose. Foi realizada enterectomia da porção acometida.

DISCUSSÃO

Diverticulose Jejunoileal provavelmente ocorre devido a uma disfunção da musculatura lisa ou do plexo mioentérico do intestino delgado, sendo um defeito congênito ou adquirido. Contrações desordenadas do segmento afetado geram um aumento da pressão intraluminal que hérnia mucosa e submucosa em um frágil local da parede intestinal, sendo penetrado por um par de vasos sangüíneos mesentéricos.
Esses divertículos possuem somente camada mucosa, submucosa e serosa, por isso são chamados de pseudodivertículos, e ocorrem adjacentes à borda mesentérica
Os achados tomográficos da diverticulite jejunal são similares aos da diverticulite colônica: massa inflamatória contendo gás e/ou resíduos fecais, espessamento da parede do segmento acometido (aumento da impregnação pelo meio de contraste), com distensão e edema dos tecidos adjacentes (densificação da fáscia e gordura mesentérica)
Se o tratamento cirúrgico foi indicado, a enterectomia do seguimento acometido é o procedimento de escolha. A enterectomia do segmento acometido tem sido o procedimento de escolha.
A mortalidade total gira em torno de 24%, sendo 14% relacionada ao procedimento cirúrgico. A alta mortalidade está relacionada à idade avançada da maioria dos pacientes, assim como ao diagnóstico e tratamento tardio.

Área

INTESTINO DELGADO

Instituições

santa casa de Atibaia - São Paulo - Brasil

Autores

Ana Beatriz Affonseca Paez, Bruna Zini P Freitas, Rayama Moreira Siqueira, Ronaldo Nonose