Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE QUANTITATIVA DAS CAUSAS DE CIRURGIAS UROGENITAIS REALIZADAS NO HOSPITAL DE EMERGENCIAS DE MACAPA OSVALDO CRUZ NO PERIODO DE 2015 A 2017

OBJETIVO

O presente estudo objetiva caracterizar e quantificar as causas e os procedimentos realizados nas cirurgias urogenitais realizadas no Hospital de Emergências de Macapá-AP no período de 2015 à 2017. Por meio desse estudo será possível delinear um panorama das cirurgias urogenitais realizadas no período analisado, além de servir como instrumento para a construção de protocolos para melhorar a organização dos serviços do hospital.

MÉTODO

Estudo transversal e retrospectivo de abordagem quantitativa com dados obtidos do livro de registro de cirurgias e livro de registro cirúrgico da enfermagem do Hospital de Emergências Osvaldo Cruz localizado na cidade de Macapá no estado do Amapá.

RESULTADOS

Foram realizados 60 procedimentos cirúrgicos urogenitais no período analisado, sendo 11 no ano de 2015, 21 no ano de 2016 e 28 no ano de 2017. Dos 60 pacientes, 58 eram do sexo masculino e 2 do sexo feminino. Os dois casos em pacientes mulheres correspoderam ao trauma abdominal penetrante por projétil de arma de fogo e litíase renal. Dentre as causas avaliadas e os procedimentos cirúrgicos realizados, foram registrados 24 casos de Retenção urinária aguda (Bexigoma) associada à Hiperplasia prostática com realizaçao de Citostomia; seguido de 08 casos de Síndrome de Founier com Desbridamento cirúrgico; 07 casos de Trauma abdominal penetrante por projétil de arma de fogo com Laparotomia exploradora. 04 casos de Torção testicular por atividade física, 04 casos de Trauma testicular contuso e 02 casos de Trauma de bolsa escrotal seguidos de Orquiectomia. 01 caso de Trauma peniano penetrante por projétil de arma de fogo com realizaçao de Cistorrafia, uretrorrafia e penisrrafia; 01 caso de Fratura peniana por atividade sexual com Reconstrução de corpo cavernoso; 01 caso de Trauma peniano por atividade física com Reconstrução peniana e penisrrafia; 01 caso de Trauma peniano contuso com Uretroplastia; 01 caso de Laceração contusa genital inguinal com Reconstrução e ráfia; 01 caso de Parafimose com Postectomia; 01 caso de Trauma de bexiga por lesão contusa com Reconstrução e cistorrafia; 01 caso de Litíase renal com conduta não especificada; 01 caso de Trauma sacral penetrante por projétil de arma de fogo com Uretrorrafia e orquidopexia; 01 Trauma peniano lacerante com Reconstrução peniana e penisrrafia e 01 Trauma abdominal e pélvico com Cistorrafia.

CONCLUSÕES

Constata-se que os tipos de cirurgias realizadas entre 2015 a 2017 seguiram as tendências de causas clínicas com prevalência em pacientes do sexo masculino e de causas externas intencionais e não intencionais a nível nacional, estando principalmente relacionadas ao aumento dos acidentes e da violência na cidade de Macapá. Além disso, pode-se observar que as técnicas utilizadas nos procedimentos cirúrgicos são condizentes com as recomendadas pela literatura médica.

Área

UROLOGIA

Instituições

Universidade Federal do Amapá - Amapá - Brasil

Autores

Elton Gustavo Boralli Ribeiro, Cláudia Guerra Xavier da Silva, Naiara Lorrani Silva de Lima, Nalisson Marques Pereira, Rogério Paulo Bitencourt Ianhes