Dados do Trabalho
TÍTULO
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DO ABDOME AGUDO CIRURGICO EM PACIENTES IDOSO DO HOSPITAL GERAL DE ITAPEVI
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é analisar o perfil dos pacientes idosos internados neste hospital com abdome agudo cirúrgico.
MÉTODO
Realizado um estudo retrospectivo de 48 pacientes acima de 65 anos internados no Hospital Geral de Itapevi e que foram submetidos a procedimento cirúrgico por abdome agudo de 2017 a 2018.
RESULTADOS
A mortalidade global foi de 47%. O abdome agudo obstrutivo é o maior responsável pelos números de internação. O abdome agudo vascular obteve 100 % de mortalidade. O tempo para intervenção cirúrgica em mais de 50% dos casos foi menor que 24 horas, porém isso não reduziu o número de óbitos, visto que o hospital é um serviço de porta fechada e estes pacientes apresentavam um quadro arrastado.
CONCLUSÕES
Conclui-se que o abdome agudo em idoso aumenta a morbimortalidade. É necessário que seja analisados com atenção e de uma forma particular, visto que as alterações fisiológicas comuns do envelhecimento influenciam no desfecho final.
Área
URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS
Instituições
HOSPITAL GERAL DE ITAPEVI - São Paulo - Brasil
Autores
MARILIA LOUREIRO GOIS CAVALCANTE, BRAULIO VICTOR BRANDÃO LADEIA, AMANDA ARAUJO MENDES, JESSICA SANTOS OLIVEIRA, FERNANDO TORRES VASQUES, MOHAMED IBRAHIM ALI TAHA