Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

CURSO TEORICO-PRATICO BASICO DE CIRURGIA EXPERIMENTAL – MODULO BASICO: UM RELATO DE EXPERIENCI

INTRODUÇÃO

Uma vez que o modelo tradicional de ensino médico se tornou ineficaz e não humanizado, uma abordagem mais centrada no aluno foi criada: a aprendizagem baseada em problemas (PBL). Nesse contexto, a possibilidade da aprendizagem das habilidades médicas extracurriculares, como as práticas cirúrgicas em modelos animais e não animais, devem ser levadas em consideração. Por isso, o Laboratório de Cirurgia Experimental (LCE) idealizou um curso cujo projeto inicial era expor diversas aulas envolvendo o tema de cirurgia básica, associando-as à experimentação. Por isso, propõe-se a relatar a experiência de realização do Curso Teórico-Prático de Cirurgia Experimental – Módulo básico

RELATO DE CASO

Trata-se de um relato de experiência da realização de um curso teórico e prático no âmbito da Cirurgia Experimental que foi direcionado a acadêmicos, mestrandos, doutores e profissionais da área da saúde. O curso é realizado sempre aos finais de semana iniciando-se na sexta à noite e finalizando no domingo pela noite.
Na sexta à noite, foi realizada a abertura do curso e a exposição de 3 aulas teóricas, iniciando o conteúdo programático do curso: Ética em Experimentação Animal, Assepsia e Antissepsia e Instrumentação Cirúrgica. Finalizou-se com a apresentação de estações práticas de paramentação cirúrgica, lavagem das mãos, cuidados com o preparo do paciente e instrumentação.
Já no sábado, iniciou-se com a apresentação, pela manhã, das seguintes aulas teóricas: Anestesia e Técnicas de Eutanásia em Ratos, Anatomia do Rato e Diérese: Técnicas e Incisões. Em seguida, os alunos foram distribuídos em duplas e, sob orientação de um monitor, receberam aulas práticas dos assuntos anteriormente ministrados. Em relação ao turno da tarde, houve a apresentação das aulas teóricas de Técnicas de Hemostasia Cirúrgica, Síntese Operatória, além de Anastomoses e Ostomias Gastrointestinais. Finalizando este turno, foram entregues 17 ratos fêmeas para demonstrar a técnica de diérese e revisar as diferenças anatômicas entre o homem e o animal. Por fim, todos os ratos foram eutanasiados com sobredose anestésica.
No último dia do curso, os alunos puderam aproveitar práticas de síntese, em modelos sintéticos de baixo custo, além de nós manuais, por meio de simuladores. Além disso, também foram realizados procedimentos em outros 17 ratos machos, sendo estes: gastrectomia parcial, dissecção do ureter e traqueostomia. Ao final do curso, todos os alunos foram submetidos à atividade avaliativa de múltipla escolha, para avaliação do conhecimento obtido nas atividades teórico-práticas.

DISCUSSÃO

Diante do exposto, o Curso Teórico-Prático de Cirurgia Experimental demonstrou-se procedimentos que ampliaram o aprendizado sobre cirurgia e a anatomia do animal. Assim, houve uma abrangente e favorável transmissão de conhecimento acerca a área cirúrgica, a qual foi analisada por uma prova teórica feita no final do curso, que demonstrou uma taxa de acerto acima de 85% entre todos os participantes.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARA - Para - Brasil

Autores

Nayara Pontes Araújo, Celso Ângelo Martins Lima, Sérgio Cunha Trindade Júnior, Luís Fernando Freitas Sousa, Faustino Chaves Calvo, Deivid Ramos dos Santos, Edson Yuzur Yasojima, Marcus Vinicius Henriques Brito