Dados do Trabalho


TÍTULO

HERNIA HIATAL DO TIPO IV EM IDOSO: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Há em descrito em livro-texto de semiologia médica 3 tipos de hérnia. Por deslizamento, tipo I, que é aquela em que a junção esofagogástrica (JEG) está deslocada em direção ao tórax; tipo II ou paraesofágica, não há movimentação da JEG, apenas visceral adjacente; tipo III é a combinação das duas últimas, há deslizamento da JEG associado ao rolamento de viscera. Há um outro tipo relatado atualmente (tipo IV) no qual pode haver cólon, fígado, baço, intestino delgado e outras estruturas em seu interior. Estas relacionam-se ao tamanho do defeito formado.
Casos de hérnia hiatal tipo IV são infrequentes, e relacionam-se a cronificação da doença e sua pouca sintomatologia ou sintomas inespecíficos. Saber diagnostica-la em tempo hábil e ter a melhor propedeutica disponivel é crucial para o bom prognóstico do doente.

RELATO DE CASO

Feminino, 75 anos, sem comorbidades associadas, foi encaminhada a pronto atendimento de cirurgia geral devido quadro de dor abdominal difusa e ortopneia intensa. Foi submetida a tomografia computadorizada do abdome e, posteriormente, tórax onde evidenciou-se estômago, cólon e delgado na cavidade tóracica desviando mediastino para a direita, e comprimindo consideravelmente o pulmão esquerdo. Suspeitou-se de hérnia diafragmática/hiatal. O tratamento foi cirúrgico de urgência, com via laparoscópica a princípio. Devido a dificuldade técnica, foi optada pela conversão para via aberta com correção
do defeito e colocação de tela de Proceed. Evoluiu com melhora da dor abdominal nos primeiros dias de pós operatório, porém ainda persistia com queixa de dispneia. Avaliada pela cirurgia torácica, foi submetida no terceiro dia de pos operatório a drenagem torácica a esquerda e aventou-se quanto a suspeita de paralisia do nervo frênico a esquerda. Após quatorze dias de internação, sendo submetida a fisioterapia respiratória e motora diariamente e com progressão da dieta adequada, teve alta hospitalar, já sem restrição alimentar e com melhora progressiva da função pulmonar.

DISCUSSÃO

A hérnia hiatal tipo IV é uma condição incomum encontrada em serviços de urgência, a qual apresenta risco de vida iminente. A correção da hérnia hiatal pode ser feita por via laparoscópica ou por via aberta, a depender da escolha do cirurgião ou das condições do paciente.Desta forma, faz-se necessário o conhecimento pelo cirurgião das técnicas de correção que apresentem melhores taxas de tempo de recuperação e morbidades dadas as particularidades dos indivíduos desta faixa etária e das complicações da doença para garantir o melhor tratamento para o paciente.

Área

ESÔFAGO

Instituições

SANTA CASA DE FRANCA - São Paulo - Brasil

Autores

NAYARA LOBO COELHO, GABRIEL VALENTIM DE CASTRO, BRUNA LEMOS SILVA, MATHEUS GABRIEL BRAIA, CAIO CESAR FASCIROLI CONTIN SILVA, EDUARDO RIGITANO DALLOCA, DANILO ZAMBRANA