Dados do Trabalho


TÍTULO

COMPARAÇAO DAS TECNICAS DE SUTURA CONTINUA E SEPARADAS EM ANASTOMOSES MICROVASCULARES EM RATOS

OBJETIVO

Este estudo tem como objetivo comparar a técnica de sutura contínua e separada na artéria femoral de ratos, tendo em vista que a revisão mais recente das técnicas de sutura na anastomose microvascular mostra que não se pode afirmar que a taxa de patência ou a facilidade de desempenho sejam comparadas na sutura término-terminal e término-lateral.

MÉTODO

Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Uso de Animais da Universidade do Estado do Pará, nº 14/18.
20 ratos (Rattus norvegicus), pesando entre 300 e 400g. Os animais foram distribuídos randomicamente em dois grupos: grupo de sutura separada (GSS, n = 10), para os quais a artéria femoral foi suturada com oito pontos simples e grupo de sutura contínua (GSC, n = 10), no qual a artéria femoral foi suturada com sutura contínua simples. Os procedimentos microcirúrgicos foram realizados sob microscópio DFV© com aumento de imagem de 40 × pelo mesmo cirurgião.

RESULTADOS

Não houve diferenças significativas entre os grupos no peso médio dos animais (GSS: 244 ± 35 g vs CSG: 249 ± 43 g; p = 0,64) ou calibre da artéria femoral (GSS: 0,81 ± 0,03 mm vs GSC: 0,80 ± 0,02 mm; p = 0,95).
O tempo requerido para a anastomose arterial em cada cirurgia foi de 718,72 ± 41,59s no GSS e 451,60 ± 57,33s no GSC. A diferença entre os grupos foi estatisticamente significativa (p <0,01), sendo a sutura contínua mais rápida que a sutura separada. A patência foi de 100% nos dois grupos, não havendo diferenças significativas entre os grupos (p = 1,00).

CONCLUSÕES

A técnica de sutura contínua apresenta taxas de perviedade semelhantes às da sutura separada, porém com menor tempo para realização da anastomose.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

Deivid Ramos dos Santos, Faustino Chaves Calvo, Rodrigo Carneiro Franco, Edmilson Gomes Corrêa, Luan Teles Ferreira de Carvalho, Renan Kleber Costa Teixeira, José Maciel Caldas dos Reis, Rui Sérgio Monteiro de Barros