Dados do Trabalho


TÍTULO

CARCINOMA ESPINOCELULAR EM HIDRADENITE SUPURATIVA, QUANDO PENSAR? RELATO DE CASO DE DEGENERAÇAO MALIGNA EM HIDRADENITE SUPURATIVA CRONICA PERINEAL

INTRODUÇÃO

A hidradenite supurativa, também conhecida como acne inversa ou doença de Verneuil, é uma doença inflamatória crônica da pele, recorrente, relacionada à obstrução crônica das porções foliculares das unidades pilos sebáceas.
O tratamento inicial desses indivíduos depende de sua categorização pelo escore clínico de Hurley, dividindo-se em tratamento conservador ou cirúrgico.
Em alguns casos, essas lesões crônicas podem desenvolver a malignização e transformação em
carcinoma espinocelular.

RELATO DE CASO

Reportamos o quadro de um paciente, A.E, 51 anos, com história de hidradenite supurativa crônica perineal, que após múltiplas abordagens cirúrgicas, evoluiu para um carcinoma espinocelular e encontra-se em acompanhamento com a oncologia.

DISCUSSÃO

A hidradenite supurativa, apesar da cronicidade e alta morbidade, apresenta em sua grande maioria, boa evolução com os tratamentos atuais. Contudo, diante de casos em que a progressão se torna desfavorável, apresentando sinais e sintomas como dor lancinante, agudizações frequentes do quadro infeccioso com drenagem de secreção purulenta e perda ponderal, deve-se pensar em degeneração maligna.
Dessa forma, é mandatório que seja realizada biópsias seriadas das lesões, a fim de confirmar o diagnóstico e iniciar, o quanto antes, a terapêutica específica.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de São Carlos- Departamento de Cirurgia Geral - São Paulo - Brasil

Autores

Mayara Malaman Cavaretti, Ana Carolina Chiorato Parra, Amely Covalero, João Vitor Vicentini