Dados do Trabalho
TÍTULO
INTERVENÇOES ENDOVASCULARES COM SISTEMA AUTOMATIZADO DE INJEÇAO DE CO2: EXPERIENCIA INICIAL
OBJETIVO
Relatar a experiência inicial do serviço em intervenções endovasculares arteriais e venosas utilizando contraste de dióxido de carbono, utilizando dispositivo inovador de injeção pressurizada e automatizada recentemente disponível para uso no Brasil.
MÉTODO
Estudo retrospectivo e observacional de coorte, com base em dados registrados em prontuário.
RESULTADOS
Entre os meses de Abril e Setembro de 2018, 21 pacientes foram submetidos a procedimentos endovasculares arteriais e venosos CO2-contrastados. A média de idade foi de 60 anos, sendo 9(42.85%) mulheres. Dados demográficos e procedimentais foram coletados e estão descritos nas tabelas I e II. Destacamos a prevalência de diabéticos(70.58%), hipertensos(58.82%), dentre os quais 17.64% era obesos, 17.64% tinham doença renal crônica, sendo que 23.52% dos pacientes tinham clerance de creatinina inferior a 60ml/min na admissão. Os procedimentos foram realizados com anestesia local e sedação. O sucesso técnico procedimental foi de 100%. Não ocorreram efeitos adversos durante o procedimento e/ou no período de internamento e não foi necessário a administração de analgesia em virtude de dor pela injeção de contraste, sendo esta leve, rápida e tolerável em nossa casuística inicial. Quando comparado à série histórica, houve redução significativa (82.5%) no uso de contraste iodado, o qual se fez necessário em 23.52% dos pacientes, utilizando volume total final inferior a 50ml. Não houve piora da função renal induzida pelo procedimento. A taxa de reintervenção da lesão-alvo (TLR) aos 30 dias ficou em 5,88%, em nenhum dos casos relacionada ao uso de contraste com CO2.
CONCLUSÕES
O uso do sistema automatizado de injeção de CO2 em procedimentos endovasculares infradiafragmático se demonstrou seguro e eficiente em nossa experiência inicial. Em que pese não termos prescindido do uso de contraste iodado por completo, foi possível diminuir significativamente o seu uso. Estudos adicionais se fazem necessários para confirmar estas impressões iniciais.
Área
CIRURGIA VASCULAR
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - Alagoas - Brasil
Autores
Brenda Emily Dias Tavares, Elton Correia Alves, Wellington Bispo Mandinga, Diego Espíndola, Achilles Lima, Mario Amorim, Maria Andreia Lopes Freitas, Bruno Leonardo Freitas Soares