Dados do Trabalho
TÍTULO
TERATOMA MEDIASTINAL GIGANTE EM ADOLESCENTE: UM RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
Os teratomas tem origem nas células germinativas com componentes remanescentes da ecto, meso e endoderma. Os extragonadais são raros (2-10% dos germinativos)e predominam em homens (90%), dentre eles o mediastino é o mais frequente em adultos e adolescentes de 15 a 35 anos (75% dos casos), seguido de glândula pineal e sacrococcígea. Após os timomas, são os tumores mais frequentes do mediastino anterior (8-13%). Os sintomas são raros e se dão por compressão ou invasão de estruturas adjacentes. Os mais comuns são: dispneia(25%), dor torácica(23%), tosse(17%), febre(13%), perda de peso(11%), síndrome de oclusão da veia cava superior (6%)e dor extratorácica(5%). O prognóstico é favorável com o tratamento cirúrgico, sendo rara sua malignização. O caso relatado abaixo foi gerador de discussões quanto às possibilidades terapêuticas e suas consequências pós operatórias.
RELATO DE CASO
L.N.G., 15 anos, feminina, admitida em pronto atendimento após quadros recorrentes de tosse não produtiva e dispneia aos pequenos esforços. Negava febre, dor e demais queixas. Bronquite na infância, sem necessidade de internações prévias, G1P1, lactante, parto normal há 9 meses, sem outros antecedentes dignos de nota. Ao exame físico: dispneica, ausculta com murmúrio diminuído em base pulmonar direita sem ruídos adventícios, submaciço à percussão. Radiografia de tórax: condensação pulmonar e imagens atípicas em tórax à direita. A tomografia de tórax evidenciou: massa heterogênea sólido-cística medindo 29,9 x 18,6 x 16,5 cm(CC x AP x L), com volume estimado em 4.771,6cm³, ocupando grande parte da cavidade torácica e de hipocôndrio direito, compressão de estruturas adjacentes, desvio contralateral de mediastino e colabamento de brônquio fonte direito com redução volumétrica e atelectasia de parênquima do pulmão ipsilateral. Componente cístico predominante com septações grosseiras e calcificações internas, parte sólida composta por tecidos de densidade óssea, gordura e partes moles, realce ao contraste. Foi realizada toracotomia póstero-lateral direita evidenciando massa torácica de grande volume, aderida e comprimindo átrio direito e anterior à veia cava superior, sem infiltração pericárdica ou linfonodomegalias. Foi realizado aspiração de conteúdo cístico(5 litros) e dissecção da massa remanescente de forma lenta para evitar síndrome de reperfusão. Pesado 11kg(dentre conteúdo cístico e sólido). O anatomopatológico evidenciou tumor compatível com teratoma maduro de tecido cartilaginoso e neural.
DISCUSSÃO
O teratoma maduro é o mais comum dos teratomas mediastinais gigantes. Frequentemente estão aderidos às estruturas ao redor, são calcificados, com parede fibrosa e bem delimitados. A suspeição diagnóstica deve proceder com exames complementares, sendo a tomografia de tórax o exame de imagem preconizado. A cirurgia é o tratamento de escolha, indicada para pacientes assintomáticos ou sintomáticos, com bom prognóstico e sendo a única opção curativa, se ressecção completa.
Área
MISCELÂNEA
Instituições
Faculdade de Medicina de Catanduva - São Paulo - Brasil
Autores
AYDER ANSELMO GOMES VIVI, RENATA BURASCHI ANTUNES, MARIANA ORATE MENEZES DA DA SILVA, JOSÉ ALBERTO FERNANDES DA SILVA FILHO, BEATRIZ MARTINHÃO HIGA, MARCELO YUHITI OGASSAWARA, JOAO PAULO GILIOLI