Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE PROSPECTIVA DOS PACIENTES ADULTOS VITIMAS DE QUEIMADURA INTERNADOS EM CENTRO DE REFERENCIA NO ESTADO DA BAHIA

OBJETIVO

Identificar os principais aspectos epidemiológicos e desfecho dos pacientes adultos queimados internados em centro de referência no Estado da Bahia. O presente estudo busca identificar os principais aspectos epidemiológicos e desfecho dos pacientes adultos queimados internados em centro de referência no Estado da Bahia. Buscando contribuir para o aumento de dados estatísticos, assim, agregando peculiaridades que permitam o aprimoramento do Serviço e elaboração de programas de prevenção de queimaduras.

MÉTODO

Trata-se de um estudo observacional descritivo no período de março a agosto de 2018. As variáveis de análise foram período de internamento, idade, gênero, cor/etnia, presenças de deficiência, tempo até o primeiro atendimento, ambiente do evento, presença de lesão inalatória, conduta cirúrgica ou tópica, estado civil, escolaridade, intenção da lesão, grau da queimadura, superfície corpórea queimada, local da lesão, agente etiológico e uso de substancias no momento da lesão.

RESULTADOS

Foram incluídos na pesquisa 109 pacientes, 57,8% do sexo masculino com 8,8 dias de internamento médio. A idade média foi de 41,9 anos e a etnia parda a mais prevalente. Os solteiros representaram 56,9% da amostra; 62,4% das lesões ocorreram em ambiente doméstico; de caráter acidental em 89% dos casos. Os líquidos aquecidos foram os mais prevalentes (42,2%), seguidos por chama direta e inflamáveis. Procedimentos cirúrgicos foram realizados em 91,7% dos casos. A SCQ média foi de 10,8%, sendo as lesões de segundo graus as mais frequentes e os membros superiores o local mais afetado. Lesões inalatórias ocorreram em 6,4% dos pacientes e a taxa de mortalidade foi de 3,67%.

CONCLUSÕES

Os pacientes masculinos foram os mais acometidos tendo as queimaduras como características principais o caráter acidental, a lesão de segundo grau, o acometimento de membros superiores, os agentes principais térmicos (líquidos quentes, inflamáveis e chama direta), ocorridas em ambiente doméstico, com tempo médio de internamento de aproximadamente 9 dias.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)

Instituições

Universidade Salvador - Bahia - Brasil

Autores

Pedro Moraes Dórea, Rodrigo N C O Souza, Rodrigo del Pino Silva, Nilmar G Bandeira, Marcus V V S Barroso, Paulo R R M Ney, Victor A Felzemburgh