Dados do Trabalho
TÍTULO
SINDROME DE FOURNIER - UM RELATO DE CASO COM DESFECHO FAVORAVEL EM UM HOSPITAL NO INTERIOR DE RONDONIA
INTRODUÇÃO
A Síndrome de Fournier é uma fasciíte necrotizante com predomínio em homens e tendem a atingir de 2a e 6a décadas de vida, com comorbidades predisponentes como: diabetes mellitus, obesidade e desnutrição. É uma infecção polimicrobiana ocasionada por bactérias aeróbicas e anaeróbicas que agem em sinergismo levando a ação patogênica, propiciado por uma endarteríte obliterante causando trombose vascular subcutânea e necrose de tecidos que determina o quadro, de evolução rápida e progressiva,agredindo região perineal, perianal e genital. Após confirmado o caso, a antibioticoterapia de largo espectro e drenagem ampla são bases para a intervenção precoce. Tal relato objetiva descrever a utilização do retalho fasciocutâneo súpero-medial da coxa para a reconstrução escrotal secundária ao tratamento cirúrgico de síndrome de Fournier.
RELATO DE CASO
G.G., 46 anos, sexo masculino, obeso, sem comorbidades. Com história de tumoração perineal de início há dez dias, que evoluiu com dor perianal irradiando para hipogastro, apresentando hiperemia que se espalhou pela bolsa escrotal e edema com queda do estado geral e febre. Devido à piora sintomatológica foi encaminhado para hospital de urgência e emergência da região com presença de necrose em região escrotal e perineal, medindo cerca de 15cm, com drenagem de grande quantidade de secreção purulenta de odor fétido. Realizado amplo desbridamento cirúrgico do tecido necrótico de toda a bolsa escrotal com exposição testicular. Instaurou-se tratamento por 17 dias com Ceftriaxona 2g/dia e Clindamicina 2,4g/dia. A região perineal evoluiu com melhora do aspecto das lesões, áreas com boa vitalidade, sem secreção ou necrose. Após avalição da cirurgia plástica, foi submetido à enxertia com retalho de coxa fasciocutâneo súpero-medial bilateral com rotação e acomodação do mesmo. O tempo entre a admissão e o final dos procedimentos reconstrutivos foi de 18 dias. A técnica cirúrgica, associado a antibioticoterapia de amplo espectro, foi eficiente, obtendo bom resultado e abreviando o tratamento.
DISCUSSÃO
Por ser uma infecção grave e de evolução rápida, medidas precoces e bem pensadas devem ser tomadas. Neste relato o desbridamento de todo o material necrótico foi realizado e conduzido o controle da infecção, respeitando o tempo de granulação do tecido sadio para empreender a reconstrução. Para seu tratamento três aspectos devem ser considerados: a cicatrização da ferida, a manutenção da função e a recuperação estética. Em razão de ser a uma lesão extensa, o retalho súpero-medial da coxa mostra-se como ótima opção por ser semelhante ao tecido primário, amplamente vascularizado o que é seguro até mesmo em diabéticos, simples execução técnica e com bons resultados estéticos e funcionais, garantindo melhora da autoestima e da qualidade de vida do paciente.
Área
CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)
Instituições
FACIMED - Rondônia - Brasil
Autores
Carolline Araujo Bertan, Joridalma Graziela Rocha Rossi e Silva, Carolina De Paula Melo, Victor Dall Aglio De Ornellas, Robson Denis De Almeida Miranda, Celso Jandir Smaniotto