Dados do Trabalho
TÍTULO
TORÇAO DE APENDICE VERMIFORME: UM DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DE ABDOME AGUDO
INTRODUÇÃO
A torção do apêndice vermiforme é um achado raro, que causa sintomas abdominais semelhantes ao da apendicite aguda, onde na maioria dos casos o diagnóstico é feito no intra-operatório, visto que exame físico, laboratorial e de imagens são muitas vezes inconclusivo.Embora a apendicite seja a patologia cirúrgica abdominal mais comum, a torção do apêndice tem sido pouco descrito e é considerada uma causa incomum de abdome agudo.
RELATO DE CASO
RRSS, masculino, 7 anos, deu entrada no Hospital Materno Infantil de Marília, com queixa de dor abdominal difusa há 16 horas, com irradiação para ânus, acompanhada de febre,êmese e constipação há 1 dia,sem alterações do hábito urinário, cefaleia, mialgia e infecções recentes.
Na avaliação, paciente se apresentava em bom estado geral, com mucosas úmidas e coradas, ativo, febril (38,4ºC), ausculta cardíaca e pulmonar sem achados patológicos. Exame abdominal com abdome plano, flácido, ruídos hidroáreos diminuídos, doloroso a percussão difusamente e na palpação em região de hipogastro, fossa ilíaca direita e esquerda , com descompressão brusca dolorosa duvidosa
Solicitado raio x de abdome total em pé e deitado, hemograma, urina 1, com resultado sem alterações.
Depois de 12 horas da primeira avaliação, paciente persistia com dor abdominal, êmese, febre, onde foi solicitado avaliação da cirurgia pediátrica que orientou realizar ultrassonografia de abdome total que apresentou como achado distensão de alças intestinais,e não foi visualizado apêndice cecal. Devido laudo inconclusivo, foi solicitado TC de abdome com contraste que evidenciou ceco distendido, em posição baixa. Apêndice cecal espessado, retrocecal, medindo cerca de 10mm de diâmetro ,circundado por linfonodomegalia adjacente.
Paciente submetido a laparotomia exploradora transversa infra umbilical, sendo encontrado apendicite aguda associada a quadro de torção apendicular, anti -horária, sem necrose com ponto no coto distal, evoluindo para uma possível perfuração, procedimento realizado sem intercorrências.
No pós operatório, paciente apresentou boa evolução clínica,tendo alta após 3 dias do procedimento cirúrgico com antibiotico. Retornou ao ambulatório de cirurgia pediátrica com anatomopatológico com diagnóstico de apendicite aguda fibrino supurativa e hemorrágica em organização, tendo alta do serviço.
DISCUSSÃO
A torção do apêndice vermifome é uma causa rara de abdome agudo que apresenta quadro clínico semelhante ao de apendicite aguda, devido a isso apresenta um diagnóstico pré operatório difícil, sendo o diagnóstico de certeza feito no intraoperatório e o tratamento realizado com apendicectomia.
Pode ser classificada em primária e secundária, sendo que a primária está associada a alteração isquêmica ou necrótica secundária a dilatação luminal distal do local de torção sem nenhuma lesão primária, e a secundária causada por anormalidade apendicular.
Nas suspeitas de apendicite aguda, deve se considerar torção de apêndice vermiforme como diagnóstico diferencial.
Área
CIRURGIA PEDIÁTRICA
Instituições
FAMEMA - São Paulo - Brasil
Autores
GEORGIA TERRA LUSTRE DI FLORA, BRUNA NALIN TEDESCO, VITOR de Oliveira LIMA, HELOISA MANDOLINI SILVA, JACIENE ROCHA NUNES, LUIS GUSTAVO FILGOLS RACHELLA, LEONARDO SOUZA TEIXEIRA, RUDNEI DE OLIVEIRA LUCIANO GOMES