Dados do Trabalho
TÍTULO
INTUSSUSCEPÇAO INTESTINAL POS-LAPAROTOMIA EM ADULTO: UM RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
A intussuscepção intestinal, embora comum na população pediátrica, é rara em adultos, sendo que apenas 5% de todos os casos de intussuscepção ocorrem nesta faixa etária e dessas, somente 1% cursa com obstrução intestinal. Ocorre quando o segmento proximal do intestino (intussuscepto) telescopa dentro do segmento distal (intussusceptado). Geralmente localiza-se entre segmentos que se movimentam livremente e segmentos retroperitoneais ou fixados por aderências.
Nos adultos o quadro clínico é bastante variável e inespecífico, o que torna o diagnóstico desta condição geralmente difícil e na maioria das vezes um achado intra-operatório. Ainda é controverso se a intussuscepção deve ser reduzida antes da ressecção.
RELATO DE CASO
Masculino de 40 anos vítima de ferimento por arma branca em região posterior do tórax à esquerda, flanco à esquerda. Submetido a laparotomia exploradora, evidenciando lesão no diafragma à esquerda, lesão em cólon transverso de aproximadamente 1 cm de diâmetro, com extravasamento conteúdo fecalóide, e lesão em intestino delgado, também de cerca de 1 cm, a 80 cm do ângulo de Treitz. Realizado frenorrafia, enterorrafia, colorrafia. No 3º dia pós-operatório (PO) evoluiu com dor abdominal intensa e distensão abdominal com abdome tenso, doloroso à palpação superficial e profunda e peristalse de luta. Na Tomografia Computadorizada (TC) de abdome total foi evidenciada imagem em alvo, com aspecto de intussuscepção íleo-ileal. Submetido a nova cirurgia, com achados de grande quantidade de líquido inflamatório na cavidade abdominal e intussuscepção intestinal a 140 cm do ângulo de Treitz. Realizada redução manual da intussuscepção, apresentando áreas de isquemia em alça no local da invaginação. Realizada enterectomia de porção de cerca de 30 cm de intestino delgado na região de intussuscepção, seguida de anastomose entérica. Paciente evoluiu bem no pós-operatório, recebendo alta hospitalar no oitavo PO de reabordagem cirúrgica.
DISCUSSÃO
Intussuscepção intestinal é uma condição rara em adultos. Enquanto em crianças cerca de 90% dos casos são atribuídos à causa idiopática, entre adultos 90% deles tem etiologia definida, sendo que a mais frequente está relacionada à presença de tumores intestinais.
Dentre as causas traumáticas, o trauma abdominal fechado é uma causa rara de intussuscepção intestinal e tem sido relacionado a espasmos localizados da musculatura lisa, edema de parede intestinal e peristalse anormal. Em casos de intussuscepção relatada em pós-operatórios, a etiologia mais comum está relacionada à presença de sutura intestinal e aderências.
Devido à possibilidade de sofrimento vascular do intestino e da elevada relação de intussuscepção e presença de tumores intestinais, é indicado tratamento cirúrgico em pacientes adultos com sintomatologia persistente. Não é recomendada a redução manual da intussuscepção durante a cirurgia em casos de patologias malignas devido ao risco de provocar embolismo venoso do tumor.
Área
INTESTINO DELGADO
Instituições
Universidade Federal do Tocantins - Tocantins - Brasil
Autores
BRUNO DE OLIVEIRA ARAUJO SOUSA, ANA CLAUDIA ZANFOLIN LÓIS, ANA KARLA SILVESTRE SANTOS, EVANDRO LEITE BITENCOURT, LETÍCIA DO VALE REIS