Dados do Trabalho


TÍTULO

REPERCUSSOES CLINICAS DA CIRURGIA METABOLICA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2

OBJETIVO

Discutir as variações da CM, bem como demonstrar a eficiência do tratamento no contexto da diabetes melito tipo 2 (DMT2).

MÉTODO

Revisão de literatura, no qual foram analisados artigos científicos das bases de dados Scielo, Lilacs e Pubmed entre os anos de 2012 e 2017. Foram utilizados os seguintes descritores: cirurgia metabólica, diabetes melito tipo 2 e obesidade. Dos 57 artigos encontrados, foram utilizados 12 nos idiomas inglês e português.

RESULTADOS

O diabetes melito (DM) é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos. Caracteriza-se por hiperglicemia crônica com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas. É uma das quatro enfermidades não transmissíveis (ENT) selecionadas pelos dirigentes mundiais para intervenção com caráter prioritário. Mesmo com o avanço do tratamento clínico grande parcela de doentes permanece fora da meta de controle almejada devido às dificuldades de manutenção a longo prazo. Neste contexto, a cirurgia metabólica (CM) representa uma maneira efetiva e duradoura para atingir o controle de fatores de risco metabólico. Em virtude disso, é fundamental discutir as variações da CM, bem como demonstrar a eficiência do tratamento no contexto da diabetes melito tipo 2 (DMT2). A CM consiste em reduzir o estômago ou alterar a capacidade absortiva com o propósito de reduzir o peso e, por conseguinte, obter o controle eficaz das comorbidades associadas. As técnicas cirúrgicas puramente restritivas têm se mostrado inferiores no tratamento do DMT2 quando comparadas a outras técnicas. Por exemplo, a gastroplastia vertical de Mason está praticamente em desuso no Brasil, uma vez que os pacientes voltavam a recuperar o peso posteriormente a cirurgia, além do fato de esse método ter se mostrado inferior no que se refere aos resultados ponderais e metabólitos. Já os procedimentos considerados disabsortivos (que objetivam diminuir a capacidade de absorção do intestino) mostraram-se eficazes tanto na diminuição do peso quanto na melhora da sensibilidade à insulina. Uma das versões da técnica disabsortiva é a cirurgia de Scopinaro, através da qual o paciente tem uma perda de peso média de 80% sobre o peso excessivo, além de reverter o Diabetes em 85% dos casos. Dessa forma, o reconhecimento do papel dos hormônios digestivos no controle glicêmico na homeostase energética conduziu a uma nova visão dos mecanismos subjacentes à CM.

CONCLUSÕES

Na maioria dos pacientes, a perda de peso induzida pela CM resulta em resolução completa do DMT2. Essa resolução é definida pela retirada de todos os medicamentos para diabetes em conjunto com algumas evidências de controle glicêmico. Quando arraigadas às mudanças do estilo de vida para atingir as metas do controle da doença, a eficácia do tratamento é ainda melhor. Os resultados são de difícil manutenção a longo prazo. É necessário o apoio da equipe multiprofissional a fim de garantir a continuidade.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

CESMAC - Alagoas - Brasil

Autores

Lucas Gazzaneo Gomes Camelo, Ivys Souza Marinho, Hirley Rayane Silva Balbino de Melo, Lorraine Rezende de Souza, Lucas Roberto da Silva Barbosa, Maria Lavínia Brandão Santiago, Lucas Pacheco Vital Calazans