Dados do Trabalho
TÍTULO
NOVO MODELO DE TREINAMENTO USANDO INTESTINO DE GALINHAS PARA ANASTOMOSES INTESTINAIS PEDIATRICAS
OBJETIVO
Desenvolver um novo modelo de treinamento de baixo custo, fácil de fazer e fácil de usar, usando intestino de frangos para anastomoses intestinais infantis.
MÉTODO
Foram utilizados segmentos de intestino de galinha, medindo 7 cm cada, os quais foram fixados em suporte próprio para a realização do procedimento. Realizou-se uma anastomose término-terminal, término-lateral e látero-lateral. Anastomoses suturadas à mão foram realizadas em dupla camada: uma camada interna de suturas interrompidas de vicril 5-0 e uma camada externa de prolene contínua 5-0 sutura. Para medir objetivamente a quantidade de estenose e vazamento, usamos um sistema que permitia que a água flua através da anastomose, com o auxílio de uma bolsa nutricional enteral preenchida com água e cateter 18G. A torneira foi aberta e a água pôde passar pela embarcação por 30 segundos. A quantidade de água coletada no recipiente situado sob a anastomose representou o vazamento. Antes do início de cada teste de treinamento, o recipiente foi esvaziado, seco com uma toalha e pesado para garantir medições de partida precisas.
Os parâmetros analisados foram custo, diâmetro e comprimento do intestino, número de pontos, patência da anastomose e quantidade de fluxo e vazamento. Os resultados foram apresentados como média ± erro padrão da média.
RESULTADOS
O diâmetro e o comprimento do intestino de frango utilizado variaram de 0,5 a 3 cm (média: 2,08 ± 0,77 cm) e 30 a 50 cm (média: 43,44 ± 3,59 cm), respectivamente. Com um intestino foi produzido em média 6 simuladores. O custo de cada simulador foi de aproximadamente US $ 0,80.
Em todos os casos foi possível fazer a anastomose em dupla camada sem dificuldades diferentes das usuais. Houve patência positiva em todas as anastomoses após o término do procedimento, sem necessidade de reintervenções.
O fluxo médio foi de 19,71 ± 0,21ml para anastomose término-terminal, 19,55 ± 0,26ml para anastomose término-lateral e 19,28 ± 0,33ml para anastomose lado a lado. A quantidade média de vazamento foi de 0,16 ± 0,04ml para anastomose término-terminal, 0,25 ± 0,06ml para anastomose término-lateral e 0,24 ± 0,05ml para anastomose lado-a-lado.
CONCLUSÕES
O novo modelo de treinamento utilizando intestino de galinha para anastomoses intestinais infantis é de baixo custo, fácil de fazer e de fácil acesso.
Área
EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA
Instituições
UNIVERSIDADE ESTADUAL PARA - Pará - Brasil
Autores
Nayara Pontes de Araújo, Deivid Ramos dos Santos, Faustino Chaves Calvo, Hícaro Donato Granhen, Neli Miyuki Ramos Sasaki, Emmily Lima Borges, Renan Kleber Costa Teixeira, Rui Sérgio Monteiro de Barros