Dados do Trabalho


TÍTULO

AMPUTAÇAO ABDOMINOSSACRAL + VRAM PARA TUMOR DE RETO LOCALMENTE AVANÇADO: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O tumor de reto localmente avançado é caracterizado pela aderência ou invasão do tumor primário a órgãos ou estruturas vizinhas. Nos tumores de reto localmente avançado que invadem a região sacral, as lesões são complexas e necessitam de cirurgias extensas, precisando quase sempre de rotação de retalhos miocutâneos para correção de extensos defeitos, um desses é o retalho vertical reto abdominal miocutâneo - VRAM.

RELATO DE CASO

ARS, masculino, 52 anos. Paciente com tumor localmente avançado de reto, que fez colostomia em 11/2015 e realizou neoadjuvância com Xeloda e radioterapia 50,4 Gy. Foi submetido a nova cirurgia em agosto de 2016, onde foi considerado não ressecável, devido à invasão vascular e do forame obturatório. Começando quimioterapia paliativa com FLOX, 4 ciclos, com resposta parcial, quando foi proposto uma cirurgia de resgate. No dia 28/04/2017 foi submetido a exenteração pélvica total com extensão pélvica bilateral e colostomia úmida em alça , com VRAM e sacralectomia a nível de S3. A cirurgia foi R0, sem sangramento importante e com boa evolução e alta no 14º DPO.

DISCUSSÃO

Nesses pacientes, a realização de cirurgia alargada por meio de ressecção multivisceral em bloco constitui a melhor alternativa para prover perspectivas de cura. Com a cirurgia extensa, vem a necessidade da cirurgia de rotação de retalhos miocutâneos para a correção de extensos defeitos, a qual foi feita por meio do retalho vertical reto abdominal miocutâneo.
São várias as complicações de cirurgias extensas para tumores de reto avançado, como complicações pós-operatória, infecção da parede abdominal, íleo prolongado e deiscência da anastomose. Porém, como visto no relato, para doentes bem selecionados, a cirurgia ultrarradical pode trazer benefícios.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

Rinaldo Moreira Pinto Filho, Igor Fernandes Gonçalves Silva, Raphael Henrique Gomes Melo, Luis Gustavo Sousa Zacarias, Anderson Sidney Almeida Bido, Letícia Maria Bezerra Cavalcanti Lemos, Bruno Leite Ramalho, Louise Cabral Gomes