Dados do Trabalho


TÍTULO

PROTOCOLO ENHANCED RECOVERY AFTER SURGERY (ERAS) NOS CUIDADOS OPERATORIOS DE PACIENTES SUBMETIDOS A QUIMIOTERAPIA HIPERTERMICA E CITORREDUÇAO CIRURGICA.

INTRODUÇÃO

Após os anos 80, com o surgimento do protocolo SUGABAKER, que inclui a associação de citorredução cirúrgica a quimioterapia hipertermica intra-operatória, o prognóstico de paciente com carcinomatose peritoneal modificou-se. Na perspectiva de potencializar seus benefícios, realizou-se o procedimento em paciente com tumor de reto recidivado com cuidados operatórios através do protocolo Enhanced Recovery After Surgery (ERAS).

RELATO DE CASO

JBMM, masculino, 66 anos, portador de DM, HAS e hipotireoidismo, com diagnóstico de tumor de reto recidivado,  em tratamento neoadjuvante com Radioterapia associada a capecitabina. Realizado RNM demonstrou que reto com paredes difusamente espessadas, notando-se solução de continuidade da parede posterior e trajeto fistuloso complexo. Através da RNM, foram classificados os sítios anatômicos e o tamanho das lesões através do Peritoneal Câncer Index (PCI), pontuando 16, valor que permaneceu estável após tratamento quimioterapico. No pré-operatório, por 6 semanas, iniciou terapia nutricional - ERAS - e fisioterapia, no intuito de prover melhor performance status. Com duração de 6 horas, realizamos peritonectomia total, incluindo pélvico, omentectomia maior, ressecção de nódulos intestinais e reto, canal anal e musculatura perineal adjacente além de colecistectomia. Administrou-se o quimioterápico Malfelano 60mg/m2 em 3 L de solução de soro fisiológico à 0,9% à 40 C, em toda cavidade abdominal, por 1h. Lavou-se a cavidade peritoneal com soro fisiológico e confeccionou-se colostomia. No pós operatório imediato (POI) permaneceu em uso de noradrenalina 0,08 mg/kg/h por 6 dias, sem disfunção orgânica grave. No 3º dia de POI iniciou progressão de dieta No 9 dia de PO foi diagnosticado com úlcera duodenal tratada via endoscopia. Após 20 dias do procedimento cirúrgico, paciente recebeu alta hospitalar e segue em franca melhora clínica.

DISCUSSÃO

Discussão: A associação de citorredução cirúrgica com quimioterapia hipertérmica tem demonstrado resultados significativos em promover melhor qualidade de vida, maior tempo livre de doença e cura em pacientes com carcinomatose peritoneal. Além disso, o pré-operatório qualificado torna-se mandatório para melhor prognóstico cirúrgico destes pacientes, neste caso, incluímos o protocolo ERAS. Tal protocolo  tem demonstrado melhores resultados e recuperação, para além de alta hospitalar precoce, ao instituir cuidados no pré, peri e pós operatório, incluindo cuidados com orientações, nutrição, capacidade funcional, prevenção de sintomas no pós-operatório, atenuação de procedimentos invasivos e recuperação precoce da função gastrointestinal.  

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

HOSPITAL CASA DE PORTUGAL - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

MICHAELA SCHREINERG GAUER, ELISABETH AMANDA GOMES SOARES, Daniel Hideo Murai, Cesar Amado, Flavio Antonio Sá Ribeiro