Dados do Trabalho


TÍTULO

ESTADIAMENTO CLINICO EM PACIENTES COM CANCER COLORRETAL COMO FATOR PREDITIVO PARA SURGIMENTO DE HERNIA INCISIONAL APOS RESSECÇAO CIRURGICA

OBJETIVO

Analisar o estadiamento clínico de pacientes com câncer colorretal e avaliar o surgimento de hérnia incisional após submissão a ressecção cirúrgica.

MÉTODO

Este estudo trata-se de uma análise retrospectiva, realizada de maneira transversal, em que foram classificados de acordo com o estadiamento clínico TNM da sexta edição da UCCI todos os pacientes submetidos a ressecção cirúrgica por câncer colorretal e avaliar o surgimento de hérnia incisional pós operatória neste grupo.

RESULTADOS

No presente estudo foram incluídos 157 pacientes diagnosticado com câncer colorretal e que por consequência foram submetidos a ressecçao cirúrgica. Estes, foram classificados de acordo com o estadiamento clínico tumoral: Nenhum dos pacientes estudados se enquadravam na categoria de estadiamento I, 14% foram classificados no estadiamento II, sendo assim, as maiores prevalências ficaram distribuidas entre os estágios mais avançados, com 40,1% no estádio IV e 45,9% no estadio III com o total de 135 pacientes. Após um período de três meses ou mais da ressecção cirúrgica houve o aparecimento em 25 pacientes de hérnia incisional, principal complicação pós operatória desse procedimento. A maior incidência de hérnia ocorreu nos pacientes classificados no estadiamento III com 48% dos casos, seguido de 40% no estadiamento IV e com apenas 12% no estadiamento II.

CONCLUSÕES

Diante desse estudo, podemos concluir que no momento diagnóstico, a maioria dos pacientes já estão com doença avançada o que torna o procedimento de ressecção cirúrgica mais passível de complicações. A principal delas, a hérnia incisional, que apesar de aparecer nos vários estágios da doença, é expressivamente mais prevalente nos grupos de maior extensão da patologia.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

CENTRO UNIVERSITARIO ASSIS GURGACZ - Paraná - Brasil

Autores

HELLEN MIYUKI MATTOS MOTOYAMA, ADRIANA FERNANDES SILVA, DANIELLE OLIVEIRA ANDRADE, MARCELINO PAIVA MARTINS, LAURA GOMES FLORES, MICHELI GIOVANA SIGNOR, CASSIANA TOMAZONI, HUSSEIN ALI EL ZEIN