Dados do Trabalho


TÍTULO

OBSTRUÇAO INTESTINAL POR FITOBEZOAR EM POS-OPERATORIO TARDIO DE CIRURGIA BARIATRICA

INTRODUÇÃO

O termo bezoar refere-se ao aglomerado de substâncias indigeríveis no tubo digestivo, sendo mais encontrados no estômago e porções proximais do delgado. São classificados de acordo com sua composição. Tricobezoares, compostos de cabelos ou pelos e fitobezoares, contendo fibras, cascas ou sementes de vegetais, sendo esses os tipos mais comuns. Pacientes com doenças mentais tem incidência na patologia em questão. A cirurgia gástrica é o principal fator predisponente na formação de fitobezoar, mas a mastigação inadequada, dietas a base de fibras não digeríveis e alteração na motilidade gástrica também influenciam na sua formação. Os sintomas ocasionados pelos bezoares são geralmente decorrentes da obstrução, tais como dor abdominal, náuseas e vômitos. O seu tratamento consiste em remoção por meio endoscópico, dissolução por substâncias químicas ou tratamento cirúrgico. Esse trabalho objetiva relatar um caso de fitobezoar em paciente previamente submetido à gastroplastia redutora em Y de Roux laparoscópico (bypass gástrico).

RELATO DE CASO

Mulher, 59 anos, relata dor abdominal difusa e intensa há 01 dia, associado a náuseas, vômitos e parada de eliminação de gases e fezes. Foi submetida a bypass gástrico laparoscópico há cinco anos. Sem relato de ser portadora de distúrbio psiquiátrico. Ao exame físico encontrava-se estável, normocorada, eupneica em ar ambiente, afebril, hidratada e taquicardica; abdome distendido, doloroso à palpação difusamente e sem irritação peritoneal. Solicitada tomografia computadorizada de abdome e pelve, com evidência distensão de alças de delgado, notando-se transição com alça fina na fosse ilíaca esquerda onde observamos sinais de fecalização neste segmento de alças de delgado. Sinais de manipulação de cirurgia gástrica. Sem evidência de liquido livre na cavidade peritoneral. Indicada laparoscopia diagnóstica, onde foi evidenciado presença de obstrução à nível de transição jejuno-ileal por massa móvel intra-luminal. Realizado enterotomia, sendo encontrado presença de fitobezoar como causa da obstrução. Feito extração do mesmo, seguido de enterorrafia. Paciente com boa evolução clínica, início de dieta líquida no primeiro dia pós-operatório o e alta hospitalar com três dias.

DISCUSSÃO

Bezoares são achados raros e em virtude de suas potenciais complicações. Deve-se estar atento para um diagnóstico precoce, valorizando qualquer evidência de alteração comportamental, assim como, considerar cirurgia gástrica prévia, uma vez que há relatos em literatura que essa complicação pode-se apresentar de forma imediata ou tardia. A base do tratamento consiste na remoção do bezoar e a prevenção da recorrência.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

Hospital Drº Beda - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Luana Cecilia Araujo Conti, Gustavo Cunha Rodrigues, Jacqueline Lyrio Brandes, Paola de Araujo Sardenberg Alves