Dados do Trabalho
TÍTULO
TUMOR NEUROENDODRINO DO PANCREAS COMPORTANDO-SE COMO INSULINOMA – RELATO DE CASO NA AMAZONIA OCIDENTAL
INTRODUÇÃO
O câncer de pâncreas representa 2% de todos os casos de câncer diagnosticados,o mais frequente é o adenocarcinoma. Os tumores neuroendócrinos (TNEs) do pâncreas são raros e o principal representante é o insulinoma. Os TNEs do pâncreas são podem ser funcionantes ou não, benignos ou malignos. O insulinoma tem origem nas células beta pancreáticas e promove produção excessiva de insulina que caracterizada pela Tríade de Whipple: manifestações secundárias de hipoglicemia no jejum; níveis de glicose inferiores a 50mg/dl e reversão dos sintomas com administração de glicose. Os sintomas podem ser classificados em dois grupos: sintomas de surtos de catecolaminas induzidos pela hipoglicemia e sintomas neuroglicopênicos. O diagnóstico é baseado em dados clínicos – laboratoriais e exames de imagem.
RELATO DE CASO
Paciente♀, 62 anos, com sintomas inicialmente inespecíficos: perturbação mental, moleza e sonolência há 2 anos, apresentando crises com alteração de comportamentoe agitação que cessavam após alimentação. HPP - gastrectomia parcial há 25 anos por úlcera gástrica. Foi diagnosticada com hipoglicemia importante, sendo levantada a hipótese de insulinoma. Os exames laboratoriais eram sugestivos (peptídeo C = 3,14 ng/ml, glicose pouco variável de 39 e 71g/Dl, insulina 20,17µUI/mL) e dos exames de imagem realizados (US, CT e RM), somente o PET/TC evidenciou a lesão localizada na transição entre a cabeça e o corpo do pâncreas, medindo 1,1 x 1,0 cm. Submetida à pancreatectomia central com biópsia de congelação e anastomose gastropancreática término-lateral na parede posterior do estômago. Evoluiu com complicações cirúrgicas que ocorreram em diferentes momentos, sendo tratadas de forma conservadora e evolução favorável.
DISCUSSÃO
Os TNEs do pâncreas são raros e de difícil diagnóstico, sendo necessária a associação de métodos. A prevalência é maior no sexo feminino (60%) sobre o masculino (40%), faixa etária média entre 30 e 60 anos. Apresentou a tríade de Whipple, que é uma das características dos insulinomas. Somenteo PET/CT 68Ga-análogo de somatostatina conseguiu identificar a lesão no pâncreas sendo o indicado para identificação de TNE primário desconhecido (nível de evidencia IIIA). Possivelmente não foi evidenciado por outro método como a TC por ser uma lesão pequena, menos de 2 centímetros. O tratamento cirúrgico é a escolha para casos como este. Foi realizada uma pancreatectomia central com a biópsia de congelação confirmando margens livres e anastomose gastropancreática término-lateral na parede posterior do estômago. Apresentou complicações que ocorreram em diferentes momentos, como pancreatite aguda, fístula pancreática de baixo débito e abscesso intra-abdominal, que também são as principais complicações descritas na literatura. Todas estas complicações foram tratadas de forma conservadora com evolução favorável. O compartilhamento e divulgação de casos como esse permite destacar a importância dessa doença, embora seja infrequente.
Área
VIAS BILIARES E PÂNCREAS
Instituições
Fundação Hospital do Acre - Fundhacre - Acre - Brasil
Autores
SAMARA DUARTE OLIVEIRA, FERNANDA FACINCANI MEDEIROS BEZERRA, MARCOS DANIEL DE SOUSA XAVIER, MARCO ANTONIO CARVALHO GUEDES, VANESSA DE FRANÇA DOMINGOS, MATEUS GUIMARÃES LAGE REGGIANI, GIL LUCENA DE PAULA AFONSO, NILTON GHIOTTI DE SIQUEIRA