Dados do Trabalho


TÍTULO

CANCER DE BOCA E OROFARINGE: UMA ANALISE SOCIOECONOMICA E EPIDEMIOLOGICA

OBJETIVO

Analisar a prevalência e influência das características socioeconômicas e do perfil epidemiológico dos indivíduos portadores de câncer de boca e orofaringe.

MÉTODO

Foi realizada revisão bibliográfica de artigos publicados entre os anos de 2012 a 2018, usando-se os termos: câncer de boca e orofaringe, epidemiologia e fatores de risco. Usou-se também dados epidemiológicos obtidos do Instituto Nacional de Câncer (INCA) dos anos de 2014 e 2018.

RESULTADOS

Os tumores de boca e orofaringe são as neoplasias de cabeça e pescoço mais comuns, e representam significativa prevalência e mortalidade no Brasil e no mundo. Em 2018 foram estimados 14.700 casos no país, com predomínio no sexo masculino (76,1 % dos casos). Em relação ao ano de 2014 houve queda de 3,85% no numero total de casos. Os fatores socioeconômicos associados mais prevalentes são o etilismo e o tabagismo, e outros fatores vem sendo estudados, como a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). A relação entre o tabagismo e o câncer de boca e orofaringe é bem estabelecida na literatura, em que as chances de desenvolver câncer em fumantes chegam a ser 6 vezes maiores do que em não fumantes. Quando tal hábito é associado ao etilismo, o risco chega a ser 10 vezes maior. Escolaridade e condição socioeconômica também se mostrou fator de risco, com uma chance cerca de 2,45 vezes maior de desenvolver a doença em pacientes com baixa escolaridade e vivendo em zona rural.

CONCLUSÕES

As neoplasias de cabeça e pescoço representam um sério problema de saúde pública, devido à sua alta incidência, prevalência e mortalidade. Dentre essas neoplasias, enquadra-se os tumores de boca e orofaringe, cujo predomínio esta intimamente relacionado com os hábitos de vida de cada indivíduo e também sofrem influência de algumas variáveis sociodemográficas, tais como: sexo e nível de escolaridade.

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

PUC - Goiás - Brasil

Autores

Ana Carolina Carnio Barruffini, Bárbara Sofia Ferreira Diniz, Bruna Viegas Amaral Amorim, Lorena de Souza Cardoso, Ludmila Campos Vasconcelos, Mariana de Oliveira Inocente Aidar, Rafaela Borges de Freitas,, Vanessa Oliveira Silva