Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFIL EPIDEMIOLOGICO COMPARATIVO ENTRE OS TRANSPLANTES DE ORGAOS REALIZADOS E A NECESSIDADE ESTIMADA NO ESTADO DO PARA, NO PERIODO DE JANEIRO DE 2015 A DEZEMBRO DE 2017.

OBJETIVO

Analisar o perfil epidemiológico comparativo entre os transplantes de órgãos realizados e a necessidade estimada no Estado do Pará, no período de 2015 a 2017.

MÉTODO

Estudo epidemiológico e descritivo baseado nos dados disponíveis pelo Registro Brasileiro de Transplantes – RBT, através da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – ABTO, no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2017. A casuística da presente pesquisa foi de 4.684, de forma que as informações tabuladas foram, posteriormente, analisadas. As variáveis do trabalho abordaram córnea, rim, fígado, coração e pulmão.

RESULTADOS

Segundo os dados do RBT, da necessidade estimada de 4.684 transplantes, 2.208 eram de córnea, 1.471 de rim, 613 de fígado, 196 de coração e 196 de pulmão. Quanto ao número de transplantes realizados, foi encontrado um valor de 680 transplantes de córnea, 182 de rim e nenhum transplante de fígado, coração e pulmão.

CONCLUSÕES

A partir do exposto neste trabalho, conclui-se que a maioria dos transplantes de órgãos realizados no Estado do Pará eram de córnea seguido de rim, 78,89% e 21,11%, respectivamente. Evidenciando também, que não foram realizados transplantes de fígado, coração e pulmão. Sabe-se que, a doação de órgãos no Brasil requer agora o consentimento familiar, o estabelecimento do diagnóstico de morte cerebral e confirmação de que a doação representa a vontade do doador. Com o consentimento da família, a infra-estrutura do sistema de saúde deve ser capaz de absorver as demandas técnicas do processo de doação. Contudo, constatou-se que o número de transplantes de córnea realizados foi de 30,8% em relação à necessidade estimada, ao passo que os de rim, foi de 12,4%, revelando que a recusa familiar, a contraindicação médica e demais impedimentos ainda tornam a quantia de transplantes realizados insuficiente para atingir a necessidade estimada.

Área

TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

Instituições

Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA - Pará - Brasil

Autores

Victória de Jesus Athayde Amin, Matheus Gonçalves Maués, Michelle Gonçalves Maués, Einar Afonso Fried dos Santos, Alessandra Barros Dysarz