Dados do Trabalho


TÍTULO

PAPEL DOS MARCADORES IMUNOINFLAMATORIOS NO ESTADIAMENTO DO ADENOCARCINOMA GASTRICO

OBJETIVO

O desenvolvimento e progressão do câncer gástrico envolve um desbalanço imunológico, as quais favorecem o crescimento tumoral, levando a alterações celulares que podem ser mensuradas através da realização de um hemograma. Neste aspecto, foi observado que as alterações na relação entre plaquetas-linfócitos (P/L) e neutrófilos-linfócitos (N/L) estão relacionados a metástase linfonodal, maior agressividade tumoral, menor sobrevida livre de doença e menor sobrevida geral.Assim, buscamos avaliar a correlação entre o estadiamento do adenocarcinoma gástrico com as relações de células imunológicas periféricas, levando em consideração a relação P/L, N/L e plaquetas-neutrófilos (P/N).

MÉTODO

Foi realizado um estudo transversal retrospectivo de agosto de 2015 a agosto de 2018 por meio de registro de prontuários de todos os pacientes submetidos a tratamento cirúrgico de câncer gástrico no serviço de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB – UFPA) em busca da correlação entre P/L, N/L e P/N com o estadiamento patológico de pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico do câncer gástrico.

RESULTADOS

No total 83 pacientes foram amostrados, dos quais apenas 63 foram incluídos na analise após aplicado os critérios de inclusão. Os resultados mostraram que os dados referentes a relação P/L, N/L e P/N não obteve significância estatística quando comparado estádios individuais T ou N. No entanto, a relação N/L mostrou significância estatística entre T1 e T>T1, com um ponto de corte >1,375 para T>T1 com sensibilidade de 84,09% e especificidade de 71,43%, e, no estadiamento linfonodal houve diferença entre N0 e N+ com ponto de corte de >1,937 para N+, com sensibilidade de 60,53% e especificidade de 65%. A relação P/N mostrou significância entre T1 e T> T1, com ponto de corte <84,29 para T>T1 com sensibilidade de 74,51% e especificidade de 71,43%, e no envolvimento linfonodal com ponto de corte de <81,95 com sensibilidade de 90,52% e especificidade de 57,89%. Quando usado os testes em paralelo com ambos positivos há possibilidade de diferenciar entre T1 e T>T1 com uma sensibilidade de 96% e especificidade de 51%. No envolvimento linfonodal a sensibilidade é de 98,1% e especificidade de 57,8%

CONCLUSÕES

Embora não seja possível ainda estratificar o paciente em estádios clínicos com base em N/L, P/L e P/N, a alteração nessas relações já fornece informações valiosas sobre o estado do paciente. Como indícios de envolvimento linfonodal e extensão tumoral local. Ainda, esse trabalho é o primeiro a investigar a relação P/N que se mostrou de grande potencial na estratificação do estadiamento do adenocarcinoma gástrico, embora ainda seja necessário maiores estudos para seu uso clínico.

Área

ESTÔMAGO E DUODENO

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Pará - Brasil

Autores

EMANUEL GOMES DOS SANTOS JUNIOR, GERALDO ISHAK, PAULO PIMENTEL DE ASSUMPÇÃO, PEDRO ANTONIO MUFARREJ HAGE, RUDÁ MURA MEDEIROS PAZ, MARIELLE DE NAZARÉ GONÇALVES DE LIMA E SILVA, FERNANDA FURTADO LEÃO, MYRIAM RUTH DA SILVA MAGALHÃES