Dados do Trabalho
TÍTULO
AVALIAÇAO DA ALBUMINA SERICA NO POS-OPERATORIO PRECOCE EM PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIAS DE MEDIO E GRANDE PORTE
OBJETIVO
O objetivo da pesquisa foi avaliar a albumina sérica no pós-operatório precoce em pacientes submetidos à cirurgias de médio e grande porte no Hospital Universitário de Vassouras (HUV), correlacionando suas alterações pós-operatórias segundo sexo e idade. Alguns estudos mostraram que a hipoalbuminemia foi seguida por aumento da frequência e gravidade das complicações pós-operatórias. A dosagem de albumina sérica tem sido proposta como um indicador de desnutrição em cirurgias e tem sido validada como um excelente fator preditivo de complicações pós-operatórias.
MÉTODO
A pesquisa segue as recomendações da Declaração de Helsinque incorporados na Resolução nº 466/2012. Trata-se de um estudo longitudinal prospectivo, de natureza clínica, com pacientes submetidos à cirurgias eletivas de médio e grande porte do HUV. Foram avaliados comparativamente os parâmetros epidemiológicos idade e sexo de 39 pacientes adultos, sendo 6 homens e 33 mulheres, com o objetivo de caracterizar a influência cirúrgica na albumina nos diferentes grupos populacionais. As amostras sanguíneas foram colhidas no dia anterior e 48h após ao procedimento cirúrgico, para dosagem da concentração sérica de albumina, com valores de referência entre 3,5 g/dl e 5,5 g/dl. Os resultados das dosagens de albumina no pré e pós-operatórios foram comparados por meio do teste t de Student para amostras pareadas e a comparação entre os sexos pelo teste t de Student não pareado. As diferenças foram consideradas significativas para valores correspondentes a p < 0,05 (95% de significância).
RESULTADOS
Para o cálculo amostral foi considerada população de 30 indivíduos (média mensal de internações cirúrgicas do HUV), em um nível de significância de 95%.
A idade dos pacientes variou entre 19 e 78 anos, com uma média de 52 ± 15 anos. Não houve diferença entre as idades dos homens e das mulheres (p = 0,7216).
A Tabela 1 mostra os valores da albuminemia no pré e no pós-operatório dos pacientes avaliados em relação ao sexo e a idade para as cirurgias de médio e grande porte.
Os valores da albumina sérica diminuíram no pós-operatório em todos os casos. Não houve diferença entre os dois sexos em relação à queda da albumina. Os valores da albumina sérica diminuíram no pós-operatório tanto nas mulheres (p = 0,2123) quanto nos homens (p = 0,5431) de 3,9 ± 0,4 para 3,4 ± 0,3.
Em relação aos grupos etários, observa-se que, houve maior diminuição da albumina pós-operatória nos pacientes acima de 65 anos (p = 0,1158), com queda de 3,7 ± 0,2 para 3,1 ± 0,4, seguidos pelos entre 45 e 65 anos (p > 0,9999), com queda de 3,8 ± 0,5 para 3,2 ± 0,5 e por último os pacientes mais jovens abaixo de 45 anos (p = 0,3781), com redução de 3,8 ± 0,4 para 3,4 ± 0,3.
CONCLUSÕES
As operações de médio e grande porte associam-se à queda nos níveis séricos de albumina imediatamente após o ato cirúrgico. Entretanto, essa diminuição é mais intensa em pacientes com mais de 65 anos. Não foi observado relação entre concentração de albumina e sexo.
Área
EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA
Instituições
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE VASSOURAS - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
ALINE GUIMARAES GOMES DE SOUSA, MILTON SANT'ANA DE FREITAS FILHO, CARLOS EDUARDO CARDOSO