Dados do Trabalho
TÍTULO
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIRURGIA EXPERIMENTAL: O QUE HA DE NOVO?
OBJETIVO
Analisar novas metodologias de ensino e aprendizagem referente à cirurgia experimental, verificando importância e inserção no ambiente cirúrgico.
MÉTODO
Foi realizada uma revisão sistemática de literatura relativa às novas possibilidades de metodologias tanto de ensino quanto de aprendizagem em cirurgia experimental, utilizando as bases de dados PubMed, SCIELO e BIREME.
RESULTADOS
O ensino em cirurgia sempre foi baseado no princípio tradicional do aprendizado cirúrgico: “ver, fazer e ensinar”. Agora, as especialidades cirúrgicas estão desenvolvendo e incorporando simulação cirúrgica como potencial maneira de desenvolver habilidades dos seus aprendizes. Não há regras ou definições claras de como ensinar a técnica cirúrgica e cirurgia experimental. Sabe-se que hoje em dia, com a presença imperante da tecnologia entre os estudantes de Medicina, é possível combinar mídias sociais, vídeos de procedimentos cirúrgicos e até mesmo simulações em realidade virtual, integrando-os em ambientes virtuais de aprendizado. A Sala de Aula Invertida é um exemplo de metodologia que foi bem recebida e avaliada para estudantes de Medicina. Esse método demonstrou ser uma plataforma eficiente e promissora, demonstrando redução do tempo didático, sem afetar o rendimento dos estudantes em provas. A criação de aplicativos de forma simples, tal como o guia eletrônico, aumenta a interação professor-estudante, mediante uma comunicação direta e objetiva, com a possibilidade de a ferramenta poder ser atualizada com inclusão de material didático e vídeos de cirurgias e, se desejado, links para aplicações em realidade virtual vem cada vez mais encontrando espaço e aceitação como ferramenta para o aprendizado da medicina.
CONCLUSÕES
É notável a crescente disponibilidade de recursos tecnológicos cada vez mais inseridos no meio profissional. A inserção da tecnologia para criação de métodos de ensino é uma alternativa válida já que influi na qualidade e disponibilidade de métodos de aprimoramento aos estudantes sem expor pacientes ao risco de erros técnicos por falta de prática e experiência, além de proporcionar aos alunos formas mais acessíveis de praticar suas habilidades.
Área
EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA
Instituições
cesmac - Alagoas - Brasil
Autores
Túlio Barbosa Novaes, João Victor Fernandes de Paiva, Williamina Oliveira Dias Pinto , Caroline Gimenez Covatti, Ana Elisa Biesek leite , Cristiano Paludo De Negri, Valéria Andrade Calado, Lourival Diniz Carvalho Neto