Dados do Trabalho


TÍTULO

PNEUMOPERITONEO PROGRESSIVO PRE - OPERATORIO EM PACIENTE COM HERNIA INCISIONAL RECIDIVADA UMBILICAL: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O pneumoperitôneo progressivo é um procedimento pré-operatório idealizado a mais de 60 anos para aumentar o sucesso na correção cirúrgica de hérnias de grande volume geralmente incisionais e recidivadas. O mecanismo acontece gerando aumento do volume da cavidade abdominal, diminuição do edema mesentérico crônico, redução do volume das vísceras ocas e, com isto, possibilitar a reintrodução das vísceras ocas herniadas e realizar o fechamento sem tensão da parede abdominal. Assim, permite-se a melhora gradual da função do diafragma e também a vantagem de promover, a lise de aderências intra-abdominais pré-cirurgia. Outra base fisiológica da técnica é o paulatino estiramento dos músculos abdominais, ampliando o espaço intra-abdominal e restaurando a função dos músculos e a adaptação fisiológica dos vários sistemas orgânicos. Dessa forma evita-se aumento súbito do retorno venoso e da pressão da cavidade abdominal, síndrome compartimental, e demais efeitos deletérios relacionados à reintrodução do conteúdo do saco herniário para a cavidade abdominal.

RELATO DE CASO

F.F.L.S., masculino, 51 anos, portador de DM2, HAS, hipertrigliceridemia e obesidade grau 2. Paciente realizou hernioplastia umbilical há 02 anos, evoluindo com presença de hérnia incisional gigante com perda de domicílio, que já havia sido abordada 4 vezes sem sucesso em outros serviços. Ficou em internamento para realização de pneumoperitôneo progressivo previamente à nova correção cirúrgica. Durante o período de 12/12/18 à 24/01/19 foi feita insuflação diária de ar ambiente através de cateter abdominal, promovendo o aumento do volume intra-abdominal no curso de 43 dias, totalizando, ao final deste período, 6660 ml de ar insuflado, respeitando a aceitação e as queixas de desconforto abdominal do paciente. Foi realizada tomografia computadorizada e fisioterapia respiratória para controle do aumento da pressão intra-abdominal. A correção cirúrgica ocorreu em 25/01/19, associada à separação de componentes, conseguiu-se a redução completa do saco herniário para cavidade com colocação de tela dupla face. Paciente evolui sem sinais de síndrome compartimental abdominal ou de recidiva até o momento.

DISCUSSÃO

O pneumoperitôneo progressivo pré-operatório é uma técnica segura e de fácil execução que, por sua vez, simplifica o intra-operatório e reduz complicações respiratórias e cardiovasculares no pós-operatório. A técnica pode ser associada a outras, como neste caso, que foi utilizado separação de componentes e tela dupla face, levando ao menor índice de recidiva, seroma, infecção e melhor resultado estético para o paciente.

Área

PAREDE ABDOMINAL

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

GABRIELA LIMA NÓBREGA, REBECCA GOMES FERRAZ, LAVIER KELVIN HOLANDA VIDAL, DENED MYLLER BARROS LIMA, CARLOS ANTÔNIO SOUZA FILHO, SENIVAL ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR, LUIZ FELIPE MEDEIROS ROCHA, RAPHAEL CARVALHO SODRE DUARTE