Dados do Trabalho
TÍTULO
FIBROMIXOMA ACRAL SUPERFICIAL DE PODODACTILO: RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
O fibromixoma acral superficial (FAS) é um tumor mesenquimal benigno que acomete mais frequentemente a região subungueal ou periungueal, com aproximadamente 100 casos relatados na literatura, descrito originalmente em 2001. Geralmente apresenta uma massa indolor de crescimento lento, sem relato de transformação maligna ou metástases, com predominância no sexo masculino. Em sua análise histológica, apresenta-se como neoplasia composta por células fusiforme ou estreladas com variado grau de pleomorfismo, disposta em estroma mixoide e colagenoso, com distribuição de mastócitos em toda lesão. Possui prognóstico benigno com a exérese da lesão, mas com tendência a recorrência na vigência de ressecção incompleta.
RELATO DE CASO
Paciente do sexo feminino, 72 anos, com tumoração indolor de crescimento progressivo, há cerca de 10 meses. A paciente nega trauma local precedendo surgimento da tumoração. Paciente relata que, inicialmente, foram feitas duas exéreses ambulatoriais, com recidiva da lesão em ambas. Ao exame físico, apresentava nódulo de aproximadamente 0,6 centímetros, normocrômica, de consistência fibroelástica, em região periungueal de segundo pododáctilo direito. Foi realizada biópsia excisional da lesão, com anatomopatológico revelando fragmento cutâneo de 1,0 x 0,8 x 0,4 centímetros, constituído por células estreladas e fusiformes dispostas em matriz colagenosa com áreas mixoides, compatível com fibromixoma acral com margens cirúrgicas livres de lesão. O exame imuno-histoquímico mostrou expressão de CD34 e antígeno de membrana epitelial (EMA), mas ausência de CD99 e proteína S-100. Paciente continua em acompanhamento sem recorrência do tumor.
DISCUSSÃO
O presente caso revela a importância de estabelecer o diagnóstico preciso para a definição da conduta adequada, já que o diagnóstico diferencial recai sobre patologias com maior potencial maligno, como dermatofibrossarcoma, e a adoção de tratamento mais radical pode promover iatrogenia.
Área
CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)
Instituições
FAMENE - Paraíba - Brasil
Autores
Pedro Henrique Coêlho de Mélo Leite, Ana Paula Coêlho de Mélo Leite, André Luís Lopes Gomes Siqueira