Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE DO PERFIL EPIDEMIOLOGICO DAS CIRURGIAS CARDIOVASCULARES NO ESTADO DE RONDONIA - AMAZONIA OCIDENTAL

OBJETIVO

Avaliar o perfil epidemiológico dos procedimentos cirúrgicos cardiovasculares ocorridos no estado de Rondônia, no período de Janeiro de 2008 a Outubro 2018, comparando-o com outras localidades.

MÉTODO

Obtenção de dados secundários no período de Janeiro de 2008 a Outubro de 2018, através da plataforma DataSUS, para o Brasil e todas unidades da federação, utilizando os seguintes determinadores: Autorização de Internação Hospitalar (AIH), Internações, Média de Permanência, Taxa de Mortalidade, Óbitos e os Procedimentos Realizados.

RESULTADOS

A região norte do país contabilizou as menores quantidades de especialistas em todas as áreas (10.766) e também a menor razão médico/paciente (1,16). Rondônia contabilizou 4% das AIH’s da região Norte, correspondendo a 3.555. Tais valores são baixos em relação às outras unidades de federação, porém as doenças cardiovasculares acometem uma parcela grande da população. Em relação à média de permanência, o estado rondoniense expressou o índice de 5,9 dias. A taxa de mortalidade é a segunda menor da região norte, com 2,14, em que tal indicativo reflete a efetividade dos tratamentos cirúrgicos, entretanto, é influenciado por inúmeros fatores internos e externos. O procedimento mais realizado, em número de 180, foi o implante de marcapasso com camara dupla transvenoso, correspondendo com o segundo mais realizado no território brasileiro. Nesse viés, em relação a cirurgia mais realizada no Brasil, revascularização do miocárdio, Rondônia contabilizou 126 procedimentos. A maior dificuldade encontrada no estudo foi a falta de referências bibliográficas mais atualizadas e ausência em estudos regionais para analisar uma possível progressão.

CONCLUSÕES

O estado de Rondônia demonstra grande potencial, evidenciado pelos resultados na efetividade dos procedimentos e na baixa taxa de mortalidade. Porém, mostra, também, uma grande necessidade de investimento em tecnologia, promovendo a atração de especialistas na área de cirurgia cardiovascular, pois os procedimentos mais complexos não são realizados.

Área

CIRURGIA TORÁCICA

Instituições

Centro Universitário São Lucas - Rondônia - Brasil

Autores

Robson Henrique Gomes, Marcelo Regis Lima Corrêa, Wudson Henrique Alves de Araújo, Talita Bizerra Silva, Wylian Dias Cosmo de Oliveira, Horácio Tamada