Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

COLECISTECTOMIA VIDEOLAPAROSCOPICA COM 03 PORTAIS, FACTIVEL E SEGURA. ANALISE DE UMA SERIE DE 58 CASOS

OBJETIVO

DEMONSTRAR A POSSIBILIDADE DA REALIZAÇÃO DE COLECISTECTOMIA VIDEOLAPAROSCÓPICA COM APENAS 03 PORTAIS, PROPORCIONANDO MELHOR ASPECTO ESTÉTICO, SEM DETERMINAR AUMENTO EXPRESSIVO DA DIFICULDADE PARA A REALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO EM COMPARAÇÃO COM A TÉCNICA USUAL COM 04 PORTAIS

MÉTODO

O PROCEDIMENTO É REALIZADO COM ANESTESIA GERAL E O PACIENTE EM DECÚBITO DORSAL EM LEVE PROCLIVE. REALIZA-SE INCISÃO NO INTERIOR DA CICATRIZ UMBILICAL COM ABERTURA POR PLANOS E PASSAGEM DO TROCÁTER DE 12 MM E POSTERIOR CONFECÇÃO PNEUMOPERITONIO. PASSAGEM DA ÓTICA DE 30o. PARA O INVENTÁRIO DA CAVIDADE. REALIZADAS MAIS DUAS INCISÕES NA LINHA AXILAR ANTERIOR A DIREITA, UM POUCO ABAIXO DO REBORDO COSTAL DIREITO E OUTRO NA LINHA HEMICLAVICULAR ESQUERDA, NA TRANSIÇÃO DO EPIGÁSTRICO PARA O HIPOCONDRIO ESQUERDO. A PINÇA DE PREENSÃO É UTILIZADA PARA MANIPULAR O INFUNDÍBULO VESICULAR E A DISSECÇÃO DO TRÍGONO É REALIZADA DE MANEIRA USUAL, ATRAVÉS DO PORTAL DO HIPOCONDRIO ESQUERDO. A ARTÉRIA E O DUCTO CÍSTICOS SÃO LIGADOS COM CLIPES METÁLICOS. A SEGUIR, A VESÍCULA É DISSECADA DO LEITO HEPÁTICO COM ELETROCAUTÉRIO EM PONTA DE GANCHO. A VESÍCULA BILIAR É RETIRADA PELA CICATRIZ UMBILICAL.

RESULTADOS

ESTE PROCEDIMENTO FOI APLICADO EM 56 PACIENTES SEQUENCIAIS OPERADOS DE FORMA ELETIVA, PORTADORES DE COLELITIASE, SENDO OITO DO SEXO MASCULINO E 48 DO SEXO FEMININO, COM MÉDIA DE IDADE DE 46 ANOS (25-75), TEMPO CIRÚRGICO MÉDIO DE 54 MINUTOS (42-66), TENDO ALTA HOSPITALAR NO 1 DIA DE PÓS OPERATORIO, SEM INTERCORRÊNCIAS. EM QUATRO PACIENTES FOI NESCESSÁRIO A COLOCAÇÃO DO QUARTO PORTAL PARA TRAÇÃO DA VESICULAR BILIAR E CONCLUSÃO DA COLECISTECTOMIA. OS PACIENTES FORAM REAVALIADOS NO 7O. DIA, 14 O. DIA E 28O. DIA DE PÓS-OPERATÓRIO, QUANDO FORAM REALIZADAS ULTRASSONOGRAFIA ABDOMINAL E EXAMES LABORATORIAIS DA FUNÇÃO HEPÁTICA SEM ALTERAÇÕES.

CONCLUSÕES

A TÉCNICA DE COLECISTECTOMIA VIDEOLAPAROSCÓPICA COM 03 PORTAIS É FACTÍVEL, SEGURA, ERGONÔMICA E COM RESULTADOS ESTÉTICOS SUPERIORES, QUANDO COMPARADA À COLECISTECTOMIA CONVENCIONAL COM QUATRO PORTAIS.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Hospital Santa Marta - Distrito Federal - Brasil

Autores

DALTON LUSTOSA FIGUEIREDO, YASMIN ALVES CAETANO, CAIO EDUARDO GOMES BENEVIDES, MARIANNA MONTEIRO VAZ, ELISANGELA CAETANO DUARTE ANDRADE