Dados do Trabalho


TÍTULO

IMPACTO DA RETENÇÃO INADVERTIDA DE CORPOS ESTRANHOS EM PACIENTES CIRÚRGICOS - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

OBJETIVO

A retenção de corpos estranhos de modo inadvertido em procedimentos cirúrgicos gera uma taxa de 70% de reoperação, 80% de morbidade e 35% de mortalidade. A estimativa de erro varia em torno de 1:1000 a 1:1500 cirurgias, demonstrando um valor considerável, o que torna a revisão sistemática sobre esse tema uma ferramenta importante. Desse modo, o objetivo deste estudo é realizar uma revisão sistemática de literatura no que diz respeito ao impacto da retenção inadvertida de corpos estranhos em pacientes cirúrgicos.

MÉTODO

A seleção dos artigos foi realizada por dois revisores independentes e revista por um terceiro revisor em caso de discordância, no período de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019. A busca dos dados ocorreu online com os descritores “cirurgia” e “corpos estranhos” em português, “surgery” e “foreign bodies” em inglês, nas bases PubMed, Cochrane, Lilacs e Scielo, nas quais foram encontrados 804 artigos. Filtros foram aplicados para o direcionamento dos resultados: 1. obras dos últimos 5 anos; 2. estudos em inglês, português e espanhol; 3. disponíveis na íntegra. Foram incluídos nessa análise aquelas obras que discorreram acerca da retenção inadvertida de corpos estranhos em procedimentos cirúrgicos, sendo selecionadas 17 obras.

RESULTADOS

Foram encontrados trabalhos que relataram tanto a predominância do tipo de corpo estranho, como as causas e os métodos frequentemente utilizados para remoção do objeto retido inadvertidamente. Dos artigos analisados, predominaram os relatos de casos, e todos concordaram que os corpos estranhos comumente esquecidos são os têxteis. Os procedimentos em que frequentemente objetos ficam retidos são realizados principalmente na região abdominal e pélvica, com destaque para cesarianas, colecistectomias e cirurgias urológicas. Um total de 6 artigos verificaram que a laparotomia exploratória se mostra eficaz na remoção de corpo estranho retido em cirurgia, e 3 artigos informaram que a endoscopia digestiva alta é um procedimento seguro e pouco invasivo para o paciente. As propostas feitas pelos autores estão fortemente no âmbito da contagem sistematizada dos materiais utilizados nos procedimentos, como listas de verificação, checklist, contagem por código de barras e marcadores por radiofrequência, além da dedicação de toda equipe médico-cirúrgica.

CONCLUSÕES

Baseados nos trabalhos analisados, os principais corpos estranhos retidos encontrados em pacientes no pós-operatório foram os têxteis, frequentemente verificados nas regiões abdominal e pélvica, tendo como principais causas a negligência na contagem dos materiais utilizados. Ademais, as principais complicações decorrentes da retenção irrefletida de objetos cirúrgicos são dores difusas ou agudas, massas palpáveis, peritonites e fístulas, sendo, portanto, essencial o uso de meios adequados para evitar tal iatrogenia.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

Universidade Federal de Rondônia - Rondônia - Brasil

Autores

Wudson Henrique Alves de Araújo, Marcelo Regis Lima Corrêa, Robson Henrique Gomes, Wilyan Dias Cosmos de Oliveira, Talita Bizerra Silva, Horácio Tamada