Dados do Trabalho


TÍTULO

SUBOCLUSAO INTESTINAL EM ADULTO POR DIVERTICULO DE MECKEL: RELATO DE CASO.

INTRODUÇÃO

Divertículo de Meckel é uma rara anomalia congênita do trato gastrointestinal, encontrado em 2 a 3% da população, assintomático na maioria dos acometidos. Habitualmente localiza-se a cerca de 60 cm da válvula ileocecal, na borda antimesentérica do intestino delgado, decorrente da persistência da extremidade intestinal do ducto onfalomesentérico.
Os sintomas, quando presentes, são inespecíficos, tornando o diagnóstico difícil. Em raros casos, mais frequentemente em crianças, podem apresentar sintomatologia, como sangramento. Entretanto, pode ser causa de obstrução intestinal. Nesse relato, descrevemos um caso de suboclusão intestinal em adulto por divertículo de Meckel.

RELATO DE CASO

Paciente masculino, 39 anos, com dor abdominal tipo cólica em mesogástrio, há 1 semana, com piora há 2 dias. Refere liberação de flatos e fezes de consistência amolecida em pouca quantidade. Abdome distendido, com ruídos hidroaéreos diminuídos, dor à palpação em mesogástrio, sem sinais de peritonite. Ausência de comorbidades ou cirurgias prévias. Apresentando hemograma sem alterações, amilase e lipase normais e proteína C reativa (PCR) 7,71 mg/dl (VR <5,0). À tomografia computadorizada de abdome total, evidencia-se líquido livre intra-abdominal na pelve, goteira parietocólica direita e adjacente ao lobo hepático direito; dilatação segmentar de alças intestinais delgadas, acometendo porções distais de jejuno e proximais de íleo, com ingurgitamento de vasos mesentéricos. Após 24 horas de tratamento clínico, com dieta zero, procinéticos e sondagem nasogástrica, não apresentou melhora satisfatória. Submetido à laparotomia, foi evidenciado líquido livre em cavidade abdominal, espessamento e distensão de alças intestinais, com ponto de obstrução a 30 cm da válvula ileocecal por divertículo de Meckel, edemaciado, de 4 cm de diâmetro. Realizado enterectomia segmentar englobando o divertículo e anastomose latero-lateral com grampeador. Apresentou evolução pós-operatória favorável, com realimentação precoce e alta hospitalar no 4º dia de pós-operatório.

DISCUSSÃO

Somente cerca de 2% das pessoas com divertículo de Meckel desenvolvem complicações, sendo elas, inflamação, obstrução, hemorragia ou perfuração intestinal. Tal fato, associado a não especificidade dos sintomas, semelhantes aos de diversas patologias de origem abdominal, torna difícil o diagnóstico do divertículo de Meckel como causa de abdome agudo obstrutivo.
Assim, é importante o conhecimento acerca da patologia, para não haver retardo no diagnóstico e na indicação cirúrgica, como no caso em relato, que, após melhora clínica insatisfatória inicialmente, foi submetido à enterectomia com evolução favorável.

Área

INTESTINO DELGADO

Instituições

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CUIABA - Mato Grosso - Brasil

Autores

RAISSA DO CARMO VITURINO, BIANCA FARIA OLIVEIRA , IAN RIBEIRO ROCHA, FELIX ORELLANA MEZA, LUIGI RODRIGUES BRIANEZ, RODRIGO FONSECA CAETANO, ALBERTO BICUDO SALOMÃO, CAMYLA LEMOS BUDIB